Falar em e-mail corporativo é falar em Gmail, que está no mercado desde 2004 e revolucionou a forma de trabalhar com as correspondências eletrônicas empresariais e não empresariais. Muita gente obteve um e-mail pela primeira vez através dele. Mais do que isso, o Gmail influenciou muitos outros serviços desde então, por exemplo, os colaboradores e departamentos de TI podem facilmente criar, editar e destruir grupos e listas de e-mails.

Além disso, os usuários – com alguns cliques -, podem incluir, criar e editar arquivos pelo Google Drive, como planilhas e documentos de texto, para serem compartilhados com os grupos internos, editando entre departamentos o tipo de acesso. Tudo dentro de uma só plataforma e com as condições adequadas ao uso de cada um dos elementos do grupo hierárquico (através dos modos de visualização, edição, etc).

Os e-mails corporativos Google, que usaremos como exemplo nesta postagem, ficam com o nome empresarial no modelo “nome@empresa.com”, e padroniza de forma profissional as mensagens. As mensagens podem ser visualizadas e respondidas por todos, neste e-mail, que é o mais usado no mundo atualmente

Vamos apresentar alguns dos benefícios apresentados pelo e-mail corporativo:

#1 Funcionalidades

É muito fácil criar listas de e-mail de grupo, do tipo vendas, RH, financeiro e marketing. Mesmo uma microempresa pode ter e-mails próprios para cada um de seus vários departamentos, mesmo que, na verdade, todos eles sejam lidos e respondidos pelas mesmas pessoas. O Gmail já é familiar para quase todo mundo. Há muitas empresas nas quais os funcionários mantêm o Outlook aberto, mas na prática, trabalham quase todo o tempo com o Gmail.
Mais algumas funcionalidades do e-mail corporativo são:

Ele é o serviço de e-mails mais fácil de aprender a usar e sincroniza rapidamente com os programas já usados na empresa. O Gmail se encaixa e sincroniza com todos os principais programas de e-mail corporativo, como o Outlook e o Thunderbird.

O Gmail tem um layout simples: mesmo quem não tem facilidade com internet consegue administrar a conta. As funções são distribuídas de forma inteligente nas páginas, e os botões são fáceis de encontrar, economizando o tempo dos usuários.

# 2 Muito espaço e proteção

No pacote G Suite, as empresas tem 30 GB de espaço na nuvem e ainda é possível contratar um espaço ilimitado, podendo distribuir facilmente a quantidade de espaços para cada usuário, dependendo do plano, chegando a ser impossível esgotar o espaço contratado.

O Gmail tem alta proteção contra spam. Os dados ficam protegidos virtualmente, como se estivessem em seu próprio servidor. É possível ativar a autenticação de 2 fatores, e a senha é enviada diretamente para o celular cadastrado na conta. O sistema de criptografia HTTPS (igual ao dos sites de bancos) garante que os e-mails não serão invadidos.

O Gmail garante uptime no contrato — chamado de Service Level Agreement. Com isso, a empresa não fica na mão por erro de sistema. Também é possível contar com suporte on-line dos técnicos Google, com suporte 24 horas por dia, 7 dias na semana.

# 3 Ferramentas agregadas

Pesquisas
No caso de um e-mail Google é possível contar com a facilidade de fazer pesquisas de e-mails e arquivos usando G Suite. O sistema de buscas interno é eficiente e rápido. Para melhorar a organização dos usuários, há os sistemas de etiquetas, filtros, mensagens com destaques e um sistema de prioridades para classificar as mensagens por importância e conteúdo.

Anti-spam
Outra qualidade é que o filtro anti-spam no G Suite é um dos melhores e fica cada vez mais inteligente conforme vai sendo usado.

Sincronia perfeita
O Google também garante sincronismo em desktop, laptop, tablet ou smartphone. Os dispositivos móveis da empresa são protegidos com o gerenciamento, que permite localizar dispositivos com facilidade, exige senhas e apaga dados, se necessário.

# 4 Comunicação melhorada

Chat interno
Cada colaborador se comunica com outro ou com todo um departamento, economizando em ligações internas e externas. Para uma comunicação ainda mais integrada, use Google Agenda, Google+ e Hangouts.

Você pode usar a ferramenta Google para a criação de uma intranet com a identidade dos seus times de colaboradores, criar ações internas e divulgação de resultados e muito mais. O Google, definitivamente, é o campeão em integrar funcionalidades em plataformas que se auto sincroniza de forma prática e mais econômica. Veja em nossa postagem porque usar o Google sites em sua empresa.

G Suite
O G Suite é um pacote de ferramentas para uma melhor produtividade e colaboração empresarial. É oferecido como Software como Serviço (SaaS), trazendo menor custo e maior flexibilidade nas atividades desenvolvidas.

É totalmente baseado na nuvem e permite que equipe se conecte e trabalhe em qualquer lugar, em qualquer device. O G Suite permite trazer ideias para a equipe de trabalho, esteja onde estiver.

E como migrar para o Gmail?
A migração de e-mails simplificada do Google permite assessoria gratuita para importação de e-mails antigos de sistemas legados, como o IBM Notes ou o Microsoft Exchange. Somente de o usuário quiser migrar os dados do outro servidor, que vai gerar custo, mas tudo isso é negociável. O suporte presta auxílio adicional.

Se quiser nossa ajuda em sua migração, podemos avaliar seu histórico e pensar na melhor forma de migrar, analisando toda a infraestrutura de sua organização. Consulte nossos serviços.