Aumentar a produtividade no trabalho é a meta de praticamente todas as empresas existentes, principalmente em tempos de crise e econômica e financeira como a que vivemos nos dias de hoje.

Em um primeiro momento, produzir mais pode parecer complicado, mas se tomarmos algumas atitudes simples, é possível otimizar o tempo e se tornar mais produtivo sem exigir muito mais dos funcionários e nem sobrecarregá-los. Ficou interessado em como fazer tudo isso? Então confira as nossas dicas.

Invista na tecnologia

Sabe aquele papel que simplesmente “some” e toda a equipe perde muito tempo procurando? Isso não irá mais acontecer se você investir em armazenamento em nuvem, por exemplo. Além disso, você também pode salvar na nuvem os e-mails recebidos, evitando assim a perda de um documento importante ou confirmação de um pedido de algum cliente.

Além do armazenamento em nuvem, existem diversos softwares e aplicativos como agendas virtuais, checklists, organizador de atividades, entre tantos outros, que são excelentes para poupar tempo e fazer com que as atividades sejam feitas mais rapidamente, sem retrabalho e com menores chances de ocorrerem erros.

Tenha uma comunicação efetiva

É preciso que os gestores de empresas tenham consciência de que hoje em dia, a comunicação efetiva é aquela que acontece como uma via de mão dupla. Nem mesmo as grandes detentoras da comunicação de massa, como as emissoras de TV, estão praticando o velho modelo comunicacional, no qual o receptor é sempre passivo e apenas absorve as informações recebidas.

Por esse motivo, não basta emitir comunicados, é preciso ouvir os colaboradores e dar feedbacks às demandas levantadas por eles.

Treine seus funcionários

Para que os funcionários não percam tempo fazendo uma atividade que têm dúvida ou percam tempo refazendo algo que deu errado por falta de treinamento, precisam receber a capacitação adequada para desempenhar as suas funções.

É por isso que os treinamentos são extremamente necessários, e devem ser realizados toda vez que uma nova metodologia de trabalho for implantada na empresa. Além disso, também podem ser feitos treinamentos motivacionais com uma determinada frequência, para manter a cultura organizacional sempre muito bem alinhada.

Premie os colaboradores que mais se destacam

Os funcionários tendem a dar mais de si mesmos quando se sentem valorizados pela empresa e as premiações são essenciais para que isso ocorra.

Você pode estipular metas de venda, por exemplo, e as equipes que conseguirem realizá-las serão premiadas com uma quantia em dinheiro ou outros tipos de bonificações como viagens e carros.

Estimule a interação entre as equipes

A equipe de vendas pode interagir com o setor de comunicação, que por sua vez pode sugerir alguma melhoria para a TI. Isso não quer dizer que uma pessoa deve fazer o trabalho de outra, mas essa troca é muito válida.

Existem casos em que uma pessoa de fora pode avaliar melhor do que quem está vivenciando a situação, por isso a interatividade entre os times deve ser estimulada.

Seguindo essas dicas você provavelmente conseguirá aumentar a produtividade no trabalho da sua organização. Deixe um comentário contando para a gente os resultados que você obtiver.