As possibilidades que as ferramentas do Google Apps for Work oferecem são ilimitadas. Todas as áreas da sua empresa podem se beneficiar, um exemplo é a área de recursos humanos, que pode otimizar processos e melhorar os resultados.Veja abaixo a lista com algumas possibilidades de uso do Google Apps for Work para melhorar a área de RH.

Realização de pesquisa de clima

Com a ferramenta do Google Forms a equipe de RH poderá criar formulários completos para realização da pesquisa de clima. O Google Forms permite inclusão de perguntas abertas e fechadas, criação de fluxos de navegação entre as respostas, além de permitir respostas anônimas. Como todas as ferramentas do Google Apps, o formulário pode ser construído por mais de um colaborador, acelerando o processo de criação e aprovação da pesquisa pelos gestores.Outra grande vantagem é a tabulação dos dados, que a cada resposta são salvos automaticamente na planilha do Google Apps, podendo ser analisados, em tabela ou gráfico, os resultados em tempo real.

Cadastro de currículos

Outra forma de usar o Google Forms é para o cadastro de currículo dos candidatos a uma vaga. A área de RH pode disponibilizar o link do formulário no site da empresa ou em outros canais de recrutamento e, conforme os candidatos vão preenchendo, as informações ficam salvas em uma planilha, podendo usar os recursos de filtro e pesquisa da planilha para selecionar os melhores candidatos. O formulário pode ser customizado para ter logo, cores e informações da empresa, ou até um vídeo de apresentação.

Criação de intranet

Uma ferramenta pouco usada, mas com grande potencial é o Google Sites. Com essa ferramenta o RH pode criar uma intranet, compartilhar os arquivos e documentos da empresa separando os colaboradores em grupos e dando permissão de acesso somente a determinadas áreas.Com o sites, a área de RH pode disponibilizar documentos como cartilha de comportamento, informações sobre pagamento, plano de saúde e horas extras. Para criar uma intranet usando o Google Sites não é preciso saber programar, a criação é simples e intuitiva, facilitando o uso da ferramenta dentro das empresas.

Uso oficial de redes sociais

Compartilha informações, interagir com colaboradores, permitir que haja integração entre eles é importante para ter um ambiente de trabalho mais saudável. O Google Plus, a rede sociais do Google, pode ser usada para melhorar a comunicação interna. Com o Google Plus é possível criar, além de um perfil da empresa, áreas exclusivas onde somente os colaboradores tem acesso, criar e compartilha eventos que ocorrerão na empresa, como treinamentos, palestras e aniversariantes do mês. Além disso, o RH pode publicar as fotos dos eventos sem expor os colabores publicamente, e ainda sim permitir que haja internamente uma comunicação mais descontraída. A vantagem do uso do Google Plus frente ao Facebook, por exemplo, é o controle sobre as publicações e uma gestão próxima do RH.

Envio de comunicados internos

Com os recursos de criação de grupos de e-mails pelo painel administrativo, os colaboradores podem participar de grupos de e-mail, facilitando o envio de comunicados segmentados para setores específicos da empresa, realizando assim uma comunicação mais direcionada. Criando grupos, o RH não corre o risco de deixar de enviar comunicado para um colaborador e tem total controle de quem vai receber cada informação.Para saber mais aplicações do Google Apps na sua empresa, clique aqui entre em contato com um de nossos especialistas.