A área de marketing é uma das áreas mais dinâmicas da empresa, com um alto fluxo de informações e tomadas de decisões. Ter velocidade, colaboração e acesso à informação remotamente é fundamental para o sucesso da área. Com o Google Apps for Work sua empresa pode se beneficiar de várias formas. Veja abaixo alguns exemplos de como a área de marketing pode melhorar seu fluxo de trabalho com as ferramentas do Google.

Planilhas de ROI para campanhas

Sabemos que, com o marketing digital, hoje é possível acompanhar os resultados das ações com muito mais detalhe e clareza. Você pode usar as planilhas do Google para acompanhar o desempenho de ações online usando dados do Google Analytics, coletados e atualizados automaticamente. É possível via API pegar informações como visita, número de páginas acessadas e metas atingidas no site. Com os dados do analytics, você pode cruzar dados de investimento em mídia, por exemplo, e saber o desempenho das campanhas. Além do uso do script para automatizar o uso das planilhas, você pode adicionar dados, montar tabelas e criar gráficos para análise em um modelo de dashboard com as principais informações da sua campanha. Você também pode compartilhar a planilha com outros colaboradores ou a diretoria da empresa, dando visibilidade dos resultados da área.

Apresentações da empresa

Uma ferramenta importante e as vezes pouco usada é o Google Apresentações. Com essa ferramenta você pode criar apresentações e obter colaboração em tempo real da equipe, ou seja, o redator, designer e analista de marketing podem juntos criar a apresentação e cada um realizar sua parte. Dessa forma aceleramos o processo de criação e aprovação. Com a apresentação pronta você pode compartilhar online e determinar níveis de acesso, garantindo que somente algumas pessoas editem, mas permitir que seu cliente assista a apresentação.

Pesquisa com clientes

Usando o formulário do Google, você criar formulários para pesquisas com clientes, sejam pesquisas de satisfação, pesquisa de mercado ou mesmo envio de solicitação de serviços. Com o Google Forms é possível usar perguntas abertas e fechadas, respostas únicas ou de múltipla escolha, fazer filtros e pular perguntas. A vantagem do uso dessa ferramenta é que as respostas ficam salvas automaticamente nas planilhas do Google, podendo usar gráficos para análise com atualização em tempo real. Você pode enviar a pesquisa usando seu Gmail ou consultar nossa solução de envio de e-mail em massa.

Criação de intranet

Assim como para a área de recursos humanos, a intranet é fundamental para que o marketing mantenha contato com os colaboradores. Com o Google Sites você pode disponibilizar materiais como apresentações institucionais, manual da marca, modelos e cases da empresa para uso geral. Para criar uma intranet usando o Google Sites não é preciso saber programar ou mexer em códigos, a criação é simples e intuitiva, facilitando o uso da ferramenta dentro das empresas.

Divulgação de campanhas

Quando se tem filiais, manter a comunicação atualizada, enviar informativos e divulgar campanhas internas é algo complexo. Para melhorar a comunicação de modo que todos os colaboradores estejam alinhados com a estratégia da empresa é preciso estar constantemente mandando informações. A área de marketing pode usar o Google Plus para realizar as comunicações do dia a dia, sem a necessidade de um mural impresso, o que reduz custos e tempo. Além disso, para realizar ações internas com divulgação ampla, é possível realizar uma vídeo conferência com o Hangouts On Air e transmitir o plano de ação da empresa para todos os colaboradores ao vivo.

Criação de conteúdo para blogs, sites e redes sociais

Com a possibilidade de edição de documentos em tempo real por mais de uma pessoa, a criação de posts para blogs e redes sociais é muito mais ágil e produtiva. A área de marketing pode criar a pauta em um documento do Google Docse a agência realizar sugestões, comentários e incluir conteúdos. Quando se fala em criação de conteúdo podemos também pensar na criação do site da empresa, ou de landing pages, que normalmente dependem de aprovações e com o compartilhamento online o processo fica mais rápido e objetivo. Existem inúmeras possibilidades ao usar o Google Apps for Work na área de marketing da sua empresa. Usando os recursos disponíveis você consegue por exemplo, acelerar o processo de criação de materiais e documentos, aprovações mais rápidas, acompanhamento da diretoria e manter a integridade de comunicação.