Quem utiliza o G Suite no ambiente corporativo pode contar com uma série de facilidades que permitem integrações inteligentes entre diferentes aplicativos. Um exemplo disso é poder incluir um formulário do Google Docs em um post de blog da sua empresa, facilitando o contato do leitor com uma pesquisa ou enquete.

O recurso é valioso para diversos tipos de situação. Você pode querer obter a opinião do visitante do seu blog a respeito de determinado assunto discutido no post. Em vez de utilizar um link que direciona o leitor para a enquete, você pode integrá-la diretamente no corpo do artigo. Isso vai aumentar o seu engajamento, já que o usuário poderá responder na hora.

O Google Docs é parte integrante do G Suite, um pacote de aplicativos web repleto de soluções inteligentes para o ambiente corporativo. É um meio de trazer produtos como Gmail, Google Drive, Google Agenda, entre outros, para funcionarem dentro da sua empresa de maneira integrada.

Por que usar o Formulários Google?

Para desenvolver enquetes, pesquisas, testes e avaliações, o Formulários Google é a melhor opção. Parte do Google Drive, permite criar e compartilhar seu conteúdo com contatos específicos ou deixá-lo visível publicamente na internet.

Você é capaz de personalizar o seu formulário no formato que desejar. Pode incluir perguntas de múltipla escolha, escrita livre, seleção de data, entre várias outras opções. O layout da sua pesquisa também fica a seu critério, sendo possível trocar a paleta de cores e adicionar imagens.

Assim como os demais arquivos do Google Drive, os seus formulários ficam salvos na nuvem e plenamente acessíveis a partir de qualquer lugar. Você pode acompanhar os seus resultados em tempo real e até conferi-los em formato de planilha para facilitar a verificação.

Como integrar um formulário do Google Docs em um blog?

Quando terminar de criar o seu formulário, clique no botão ‘Enviar’, localizado no topo superior direito. Em seguida, surgirá uma janela com algumas opções de envio: ‘e-mail’, ‘link’ e ‘incorporar’. Selecione a terceira alternativa.

Você pode determinar o tamanho, em pixels, que o seu formulário terá ao ser incorporado ao seu blog. Procure respeitar a largura máxima dos posts para não quebrar o seu layout. Na dúvida, deixe os valores padrão. Para incluir o formulário do Google Docs no seu blog, basta copiar o código disponível na janela.

Se você utiliza uma plataforma como WordPress para publicar o seu conteúdo, troque para a aba de HTML e cole o código copiado. Insira-o no espaço do seu texto onde você deseja que o formulário apareça. Para ter certeza de que está tudo certo, acesse uma prévia do seu post.

Quais as outras integrações possíveis no Google Docs?

Um dos maiores benefícios de trazer o G Suite para dentro da sua empresa está em contar com uma série de integrações inteligentes, como o uso do formulário do Google Docs em posts de blog. Ainda, ao optar por esses recursos, você também pode incorporar documentos de texto, planilhas e apresentações em seu conteúdo, tornando-o mais dinâmico e aumentando seu potencial de engajamento.

Para sempre estar à frente de seus concorrentes e ser capaz de antecipar tendências vantajosas de mercado, fique de olho no progresso tecnológico. Todos os dias podem surgir funcionalidades novas para revolucionar a maneira como você realiza o seu trabalho.

E agora que você já tem mais informações sobre a integração do formulário do Google Docs em blogs, acompanhe todos os conteúdos da IPNET Soluções diretamente da sua caixa de entrada: cadastre o seu e-mail e comece a receber a nossa newsletter!