O mercado de trabalho em Tecnologia da Informação é um dos mais promissores e não para de crescer. Se por um lado o mercado oferece muitas oportunidades, por outro, exige bastante dos profissionais que atuam na área. Muitas empresas com postos de trabalho em aberto não conseguem achar nenhum profissional capacitado para a função. Faltam pessoas qualificadas.

Dentro desse cenário desafiador, uma recomendação importante é ficar atento à certificação em TI. Essas certificações ajudam tanto os empresários a encontrarem profissionais capacitados quanto os profissionais a conquistarem os melhores empregos.

Mas afinal, o que é uma certificação? Para que ela serve exatamente? Neste post, vamos responder essas perguntas e listar 4 das principais certificações essenciais para o mercado. Boa leitura!

Certificação: o que é e para que serve?

Certificação é um documento que atesta que o profissional tem as habilidades necessárias em uma determinada área de trabalho ou do conhecimento. Em linhas gerais, é como se fosse um diploma muito específico para uma atividade em TI  por exemplo, certificação em redes Linux ou em redes Cisco.

Esse documento potencializa o currículo do profissional e abre portas no mercado. Muitas empresas de TI priorizam a contratação de pessoas certificadas. Quem é certificado tem grande vantagem na disputa pelos melhores empregos e salários.

A certificação em TI costuma ser concedida por empresas e fundações de renome no mercado. Entre elas, estão a SAP, a Microsoft e o PMI, além da Cisco e da Linux, citadas anteriormente.

Quais são as melhores certificações do mercado?

Atualmente, as empresas de TI demandam diversas certificações. Cada uma de acordo com o mercado em que atua e com equipamentos ou softwares adotados na infraestrutura. Neste texto, selecionamos 4 das certificações mais exigidas e valorizadas no mercado. Acompanhe:

1. Oracle PL/SQL Developer Certified Associate

Quem trabalha no desenvolvimento de base de dados PL/SQL, deve ficar atento a essa certificação. Isso porque os produtos da Oracle são utilizados no mundo inteiro, e muitas empresas sempre precisam de pessoas com essa qualificação.

Essa certificação em TI atesta a expertise do profissional na construção de aplicativos para internet com bancos de dados da Oracle 9i e 10g. Depois dessa certificação, o profissional pode buscar mais um nível de conhecimento com a certificação Oracle Certified Professional Advanced PL/SQL.

2. Cisco Certified Internetwork Expert

É uma das certificações mais cobiçadas no mercado, tanto pelas empresas quanto pelos profissionais. O documento comprova que o engenheiro de rede tem profundo conhecimento sobre as estruturas e equipamentos Cisco.

Para receber a certificação, o profissional precisa superar um rigoroso teste. Por isso, a CCIE é referência no mercado. Porém, devido à grande dificuldade, são poucos os profissionais que conseguem garantir a certificação.

3. Project Management Professional (PMP)

A complexidade que a TI ganhou nos últimos anos vem exigindo que as empresas contratem profissionais especializados na gestão de projetos. Dentro desse escopo, uma das certificações de maior prestígio é a PMP, oferecida pela Project Management Institute.

A PMP atesta ao profissional a competência para lidar como gerente de projetos. A prova exige experiência mínima de 4,5 mil horas nos últimos seis anos para a categoria I. Na categoria II, a exigência é de 7,5 mil horas em oito anos.

Segundo o instituto, o esforço vale a pena. Profissionais certificados ganham 20% mais do que a média de mercado.

4. Microsoft Certified Solutions Expert (MCSE)

A certificação conferida pela Microsoft é uma das mais completas no mercado. Isso porque engloba habilidades em várias áreas. Entre elas, administração de sistemas, plataforma de dados, cloud e SharePoint.

Esse documento é importante para quem atua na área de redes e para profissionais que querem atestar suas capacidades em Windows Server.

E então, gostou de saber mais sobre certificação em TI? Quer mais informações sobre a Tecnologia da Informação? Então veja 7 vantagens em utilizar o G Suite para a área!