Principalmente em tempos de crise, aumentar o lucro de sua empresa é sempre muito bem-vindo. Fechar mais vendas, oferecer novos produtos ou serviços e reduzir os custos são apenas algumas das alternativas que empresários dos mais diversos segmentos estão adotando para vencer os problemas econômicos e expandir seus negócios.

A seguir, confira algumas dicas de como fazer isso!

1. Tenha um marketing de resultados

Celulares, tablets e computadores são aparelhos comuns em nossa rotina. Por isso, investir em marketing digital já deixou de ser tendência e agora é uma obrigação! Graças aos dados precisos oferecidos pelas ferramentas e plataformas de marketing on-line, é possível saber exatamente quantas pessoas entraram em sua página e demonstraram interesse pelos seus produtos e serviços, e, assim, você sabe exatamente qual é o retorno gerado pelo seu investimento em marketing.

Com as informações coletadas, você pode investir mais nas campanhas que estão dando retorno e modificar campanhas com menos rentabilidade, para que elas passem a gerar mais lucro – tudo quase que de imediato.

Você já sabe que, atualmente, é indispensável marcar presença no ambiente virtual. No entanto, além de manter um site, você também precisa otimizá-lo e adaptá-lo para aparelhos mobile. Se possível, considere também trabalhar com um e-commerce. Com uma loja on-line, você não ficará mais restrito à sua região e poderá vender para o país inteiro!

2. Converse com seu consumidor

Atrair novos clientes tende a ser mais caro do que manter aqueles que você já tem. Ter um canal de comunicação de fácil acesso ao público lhe dará a chance de tirar dúvidas que estão impedindo uma compra ou de resolver problemas que, se deixados sem resolução, poderiam danificar a imagem de sua empresa.

Twitter, Facebook e até o Instagram são muito utilizados por empresas para estreitar os laços com o consumidor e funcionam muito bem graças à agilidade oferecida pelas redes sociais. Um bom canal de comunicação ajuda a criar clientes fiéis e que gostam de divulgar a marca.

3. Reduza despesas

Muitas vezes, achamos que é impossível reduzir custos sem colocar em jogo o funcionamento da empresa, mas, em alguns casos, é possível até mesmo otimizar processos enquanto se corta gastos.

Escritórios podem estabelecer um rodízio de home office, por exemplo, economizando gastos com energia e água durante a semana enquanto alguns colaboradores trabalham em casa.

Além da economia nas contas de água e luz, o home office é uma ótima oportunidade para dar uma boa motivada nos colaboradores, aumentando a produtividade e servindo como uma garantia a mais para manter alguns talentos dentro da empresa.

Esse também é um bom momento para analisar a comunicação interna. O clima da empresa está ruim? Há problemas de comunicação? Trabalhos precisam ser refeitos com frequência?

Esses problemas fazem com que os colaboradores gastem muito tempo em uma mesma atividade e tenham uma produtividade bem reduzida, o que acaba diminuindo a margem de lucro da empresa. Aproveite esse momento de planejamento para fazer uma análise interna da empresa e corrigir ou evitar esses problemas. 

Veja como a falta de comunicação prejudica o trabalho em equipe na empresa.

4. Tenha um diferencial

Qual é o diferencial da sua marca? Em uma época em que as empresas estão estreitando cada vez mais o relacionamento com o consumidor, ter algo especial é crucial. O marketing de conteúdo, por exemplo, pode lhe ajudar com isso, dando ao consumidor informações úteis e tirando diversas dúvidas sem a necessidade de que o público entre em contato com a empresa. Isso faz de sua empresa uma referência no setor.

Mas além disso, o que você tem a oferecer? Cartão de fidelidade? Garantia estendida? Ofereça benefícios, mas lembre-se de que o mais importante, principalmente em momentos de crise, é prezar pela excelência dos seus produtos ou serviços.

É justamente nessa época que as pessoas pensam duas ou três vezes antes de fazer uma compra, e você não pode ser uma má opção.

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