O uso da tecnologia no ambiente corporativo tem trazido cada vez mais soluções para problemas cotidianos das empresas. Atualmente, contamos com ferramentas digitais variadas, que permitem desde a gestão de pessoas, gerenciamento de documentos e automatização de processos organizacionais até a gestão de projetos.

Nessa última área, é impensável obter ótimos resultados sem a tecnologia. As ferramentas digitais — como o Google G suite  — têm permitido uma versatilidade enorme para qualquer tipo de projeto. Com elas, você conta com armazenamento na nuvem, compartilhamento de documentos e planilhas, videoconferências, agenda virtual, registro de ideias, entre tantas outras possibilidades. 

Outras opções podem ainda complementar a gestão de projetos com o G Suite, tais como:

  • o Trello, um sistema de cartões com checklists para os afazeres dos seus colaboradores;
  • o Asana, um ótimo gestor de tarefas;
  • o PMCanvas, um aplicativo que torna mais simples a aplicação da metodologia Canvas em seu projeto. 

Confira a seguir a excelente lista que preparamos para os gestores de projetos:

1. G Suite: mil ferramentas digitais em uma

Colocamos essa ferramenta em primeiro lugar, pois é um dos pacotes mais completos em relação a funcionalidades. Confira por quê:

Mail

Com ele, o gestor pode se conectar à conta de e-mail em qualquer dispositivo e ainda pode personalizar seu endereço no formato “@nomedaempresa.com.br”.

Agendas 

Permite que sejam criados calendários diferentes para projetos diferentes, além da opção de compartilhá-los. Assim, seus colaboradores podem saber quais são as entregas do dia para cada projeto.

Google+

Uma rede social para as empresas se conectarem com seus consumidores em estratégias de marketing digital.

Hangouts

Uma aplicação de videoconferências que permite reuniões virtuais, que poupam tempo e dinheiro da equipe.

Docs

Um pacote que conta com um editor de texto, uma aplicação de planilhas, um gestor de formulários, um criador de apresentações em slides, um criador de sites e um gerenciador de ideias.

Drive

Uma ferramenta de armazenamento em nuvem completa e multiplataformas.

Admin Console

Nele, o gestor pode limitar o acesso de cada colaborador ou dispositivo a determinados documentos e aplicações.

Vault 

Sistema de auditoria, retenção de e-mails, drive e tudo relacionado ao uso da equipe, é uma segurança de dados e informações para empresa.

Dispositivos Móveis

Que cria um sistema dentro dos smartphones que protege as informações da empresa, gerando um sistema de segurança além daquele fornecido pelo aparelho. 

2. Trello

Trello é uma solução que tem sido muito empregada para o gerenciamento de equipes e de projetos. Ele é baseado no modelo Kaban de gestão de tarefas por meio de cartões. Com isso, o gestor pode criar um cartão especificando tarefas e afazes e compartilhá-los com um determinado colaborador ou com uma equipe. Assim, é possível controlar individualmente as entregas de forma que elas sigam o cronograma exato do projeto. 

3. Asana

O Asana é uma aplicação multiplataforma para gerenciar o fluxo de trabalho dentro dos projetos. Cada participante pode visualizar suas próprias metas, analisar o uso do próprio tempo, escalonar as prioridades de suas tarefas e se atualizar sobre o andamento do trabalho de seus colegas. Já o gestor pode acompanhar em tempo real o mapa completo das tarefas e verificar o que já foi feito. 

4. PM Canvas

Para os gestores que já adotaram a metodologia Canvas, temos esse app que sistematiza todas as suas etapas. Desse modo, você pode criar diversos planos de projetos e compartilhá-los com os demais participantes. O aplicativo conta ainda com um WhatsApp corporativo, no qual é possível conversar com os colaboradores individualmente ou em grupos, estimulando o trabalho cooperativo. 

Com essas ferramentas digitais, temos a certeza de que seus projetos ficarão muito mais eficazes. O tempo de planilhas complicadas, comunicação truncada e falta de cooperação acabou. Por isso, não deixe de trazer a transformação digital para dentro da sua empresa para revolucionar a sua produtividade. 

Quer receber mais dicas valiosas para melhorar ainda mais a eficiência da sua empresa? Então, não deixe de assinar nossa newsletter!