“O Gmail está morto. Vida longa ao Inbox do Google!” Ok, sem exageros! Mas a realidade é que a gigante da tecnologia desde 2014 disponibiliza a nova ferramenta para os usuários do tradicional serviço de e-mail da companhia.

Mais do que um aplicativo para ler e enviar mensagens, o Inbox é também uma versão simplificada de um gerenciador de tarefas pessoal. Descubra como ele funciona e quais são os principais recursos do serviço para quem deseja aumentar a produtividade e economizar tempo:

Ativação da conta

O Inbox está disponível para todos os usuários com uma conta Google. Para começar a usar o Inbox no computador, acesse inbox.google.com e faça o login na versão web. Nos dispositivos móveis, basta fazer o download do aplicativo e acessar pelo e-mail.

Principais mudanças da Inbox do Google em relação ao Gmail

Esse é mais um dos investimentos da Google para tentar solucionar um dos maiores problemas dos seus usuários: a necessidade de aumentar a produtividade. Se esse é o seu caso, recomendamos, além do Inbox, que você entre em contato com uma empresa parceira da Google para conhecer outras ferramentas disponíveis.

Em comparação ao Gmail, a mudança na experiência do usuário é radical. Pode causar alguma estranheza no início, mas é apenas uma questão de tempo para você perceber como a ferramenta pode ser uma poderosa aliada.

A organização das mensagens também está bem diferente daquilo que estávamos acostumados. Agora os e-mail não são categorizadas apenas como “Lidos” e “Não Lidos”. Se ele for referente a alguma tarefa que você já realizou ou não for mais do seu interesse, você pode marcá-lo como “Feito”, e ele irá para a caixa de “Concluídos”. No aplicativo mobile, basta puxar a mensagem para a direta que ela automaticamente será marcada como feita.

Agendamento de e-mails

Todo mundo já recebeu uma mensagem que não desejava abrir naquele momento ou preferia responder no dia seguinte com mais calma. Só que, ao longo das horas, novos e-mails e demandas chegam, abarrotam a caixa de entrada e aquelas mensagens são soterradas e esquecidas por você.

Agora, com o Inbox, você pode selecionar esses e-mails e agendar para que eles sejam reenviados no dia e no horário que for mais conveniente para você.

Discagem rápida para um amigo

Outra novidade do serviço é o recurso “Discagem rápida”. Agora os seus principais contatos ficam destacados em cima da opção de escrever novos e-mails. Com isso, você pode enviar uma mensagem para algum deles com apenas dois cliques.

“Pinando” mensagens importantes

Recebeu algum e-mail que precisa consultar regularmente? Algo que não pode esquecer de jeito nenhum? Marque-o como “Pin” e tenha o e-mail fixado no topo da sua caixa de entrada.

Botão “Limpar”

Apague todos os e-mails de uma categoria de uma só vez (com exceção de mensagens marcadas com Pin). Esse recurso é muito útil para se livrar das mensagens publicitárias e das notificações de outros serviços e rede sociais sem precisar gastar muito tempo.

Informações em destaque

Agora você não precisa mais abrir a mensagem para assistir a um vídeo que tenha vindo em anexo ou visualizar a imagem que está no corpo do e-mail. O serviço também reconhece as informações mais importantes em determinados tipo de mensagem.

Em um e-mail de compra na Amazon, por exemplo, você pode ver ainda na caixa de entrada o prazo de entrega do pedido. São detalhes que ajudam na decisão de priorizar ou não a abertura daquele e-mail.

Lembretes

Os desenvolvedores do Google observaram que era comum os usuários do Gmail enviarem e-mails para si mesmos com informações que eles deveriam lembrar. Por isso, resolveram integrar ao Inbox o recurso “Lembretes”. Sempre que você for escrever um e-mail, terá também a opção de criar um lembrete rápido com as tarefas que não pode esquecer e programar um alarme.

Preparado para sair do Gmail e juntar-se ao Inbox do Google? Garantimos que sua produtividade vai agradecer! Se você gostou dessas dicas, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos interessantes!