Como todos já sabemos, a situação econômica do país não está fácil: é um momento de crise, de retração e é fundamental que as empresas consigam reduzir custos para sobreviver a essa tribulação.

Mas em que cortar custos sem afetar o bom trabalho da organização? Sugestão: em viagens, reuniões e atendimentos externos. Com o avanço da tecnologia e a modernização das comunicações, hoje é totalmente possível entrar em contato com sócios, clientes e fornecedores, fazer boas reuniões e prestar um bom atendimento sem estar necessariamente presente no local.

Quer saber como reduzir custos com viagens, reuniões e atendimento externo na sua empresa, e ainda conhecer outros benefícios que essa tática pode oferecer para o seu negócio? Então continue a sua leitura e confira nossas dicas!

Aposte no Inside Sales

Em vários modelos de negócios — principalmente no B2B e naqueles que envolvam a negociação de altos valores — é normal que o processo de venda seja feito somente após a realização de várias ligações telefônicas, de ao menos uma reunião presencial e que os vendedores tenham que se dirigir até o cliente.

Para reduzir os seus custos nesses processos, é fundamental rever a forma como seu time de vendas faz a negociação, interage e pega a assinatura dos contratos durante o fechamento. Somente então será possível reduzir os custos com o deslocamento — além de reduzir também o tempo envolvido, aumentando a produtividade do seu pessoal.

O método de Inside Sales, no qual as vendas são realizadas remotamente e, no máximo, as reuniões de fechamento são feitas presencialmente, vem trazendo a chance de redução de custos para as empresas.

São várias as tecnologias que podem ser utilizadas nesse processo, você saberá mais sobre cada uma delas ao longo desse post.

Planeje bem cada deslocamento

É claro que nem sempre será possível evitar o comparecimento presencial a uma reunião. Algumas viagens certamente precisarão ser realizadas, assim como alguns deslocamentos dentro da própria cidade.

Em casos em que não é possível evitá-lo, planeje muito bem essa ação. Será preciso fazer uma viagem de avião? Então compre as passagens antecipadamente para garantir descontos. Comprar na hora, apenas em último caso! Viajar na classe executiva? Somente o presidente da empresa e, ainda assim, com moderação. Vai precisar ficar hospedado? Escolha um hotel em conta, que fique próximo aos lugares que você precisará visitar para economizar com condução e faça sua reserva com antecedência.

Se o deslocamento for dentro da cidade, com o carro da empresa, faça-o somente quando for realmente necessário. Além disso, escolha modelos econômicos de carros para a empresa e procure economizar na hora de abastecer, fidelizando-se a um posto que ofereça vantagens. Na hora de fazer a manutenção, conte com uma boa oficina, e na hora de se deslocar, trace as melhores rotas.

Utilize o Hangouts

O Hangouts é o aplicativo de comunicação instantânea da Google. Se você tem um Gmail, certamente já pode começar a utilizar o Hangouts agora mesmo!

Ele é capaz de otimizar muito o cotidiano do pessoal na sua empresa, diminuindo aquele monte de e-mail com cópias que, às vezes, demoram a ser respondidos. O Hangouts é a ferramenta perfeita para você reduzir tempo e custos na comunicação, com reuniões e atendimentos que precisariam ser externos.

Com inúmeras funcionalidades, o Hangouts permite o compartilhamento de arquivos, integração com o Google Docs e as Planilhas Google, reunião com várias pessoas em uma mesma conversa e realização de videoconferências, excluindo, na maioria dos casos, a necessidade de uma reunião presencial.

Além disso, o aplicativo pode ser usado a qualquer hora e em qualquer lugar, permitindo muito mais agilidade e flexibilidade para o seus atendimentos e conversas importantes. Isso porque o aplicativo pode ser usado tanto no computador, como no seu tablet ou celular!

Se esse é um momento difícil e de crise, sorte a nossa termos toda essa tecnologia da qual podemos tirar vantagem, não é mesmo? Por isso, use e abuse dos recursos a seu favor para tornar sua empresa mais produtiva, mais ágil e ainda, de quebra, reduzir custos!

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