Compartilhar arquivos em meios digitais já faz parte do dia a dia de qualquer empresa. Seja em projetos internos ou nas relações com parceiros comerciais, profissionais utilizam a rede para enviar e receber informações que possam ser relevantes para as rotinas e os serviços do negócio.

Muitas vezes esse tipo de atividade é feito com o auxílio de serviços de compartilhamento na nuvem, pois elas permitem a troca de dados com agilidade e segurança. Quer conhecer as principais formas de compartilhar arquivos? Então confira a nossa lista abaixo!

1. Dropbox

O Dropbox é um popular serviços de cloud storage no mercado. Ele é voltado para usuários domésticos ou comerciais, que podem assinar planos pagos e gratuitos conforme sua necessidade. Além disso, o serviço pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, seja por meio de aplicativos para desktop ou apps mobile.

O plano gratuito oferece 2GB de espaço para armazenamento de dados, que podem ser ampliados com links de referência. Já os planos pagos estão divididos em 3 categorias, variando de $8,25 ou $12,50 dólares por mês para cada usuário.

2. WeTransfer

O WeTransfer é uma ferramenta voltada para o compartilhamento rápido de arquivos. Sem a necessidade de cadastro, pessoas podem compartilhar até 2GB de dados rapidamente. Para quem necessita compartilhar arquivos maiores, é possível adquirir um plano pago com a capacidade de envio de arquivos de até 20GB por 12 dólares ao mês.

3. Box

Feito com foco no ambiente corporativo, o Box é uma solução que se integra a várias plataformas para fornecer planos gratuitos e pagos para todos os tipos de usuários. A versão grátis, voltada para o usuário final, disponibiliza apenas 5GB de armazenamento.

Já os planos corporativos podem ser contratados por $6 ou $17 dólares por mês para cada usuário. O básico permite até 10 usuários e 100GB de espaço para armazenamento de arquivos com até 2GB. Já o Business não possui limite de usuários, funções de segurança avançadas e a possibilidade de armazenar arquivos ilimitados com até 5GB.

4. Google Drive

O Google Drive é a solução de compartilhamento de arquivos da empresa responsável pelo mecanismo de busca mais famoso do mundo. Totalmente integrado com os serviços do Google voltados para o usuário final e o ambiente corporativo, essa ferramenta possui planos gratuitos que disponibilizam até 15GB (que são compartilhados com o Gmail e o Google Photos).

Por ser integrado com o Google Docs, profissionais podem criar e compartilhar documentos rapidamente. Eles tornam-se disponíveis para um usuário tanto em aplicativos mobile quanto na web. Além disso, empresas que utilizam a G Suite — antigo Google Apps for Work — no seu ambiente de trabalho, possuem espaço ilimitado para armazenar arquivos a partir de 5 usuários.

Armazenando os seus dados nos servidores do Google, a empresa pode contar com uma infraestrutura de cloud computing com alto padrão de segurança e confiabilidade. Sempre que for necessário, arquivos importantes podem ser acessados com agilidade, tornando a rotina do empreendimento mais confiável e versátil.

Você já utilizou algum desses serviços para compartilhar arquivos? Como foi a experiência? Deixe um comentário!