A constante evolução da tecnologia traz consigo o aumento da demanda por inovações que tornem o cotidiano das pessoas e das empresas mais práticos. Seguindo esse movimento, a computação em nuvem ganha cada vez mais espaço no mercado por oferecer uma série de benefícios para seus usuários finais.

No post de hoje, vamos explorar um pouco sobre essa tecnologia e você sairá daqui entendendo o conceito de computação em nuvem e, além disso, conhecerá algumas das principais vantagens que essa nova forma de lidar com o ambiente digital oferece para as empresas — quem sabe, até ficará com vontade de implementar essa ferramenta em seu negócio. Confira!

O que é computação em nuvem?

Para começar, vamos definir o que é a computação em nuvem. O conceito, também conhecido por sua formulação original em inglês, Cloud Computing, diz respeito à capacidade de executarmos processos por meio da internet, sem que haja a necessidade de instalação de programas ou de download de arquivos diretamente para o computador.

Assim, todas as tarefas executadas e os documentos compartilhados — do simples envio de uma planilha para um colega de escritório, até o uso de um sistema de gestão empresarial, por exemplo — ficam alocados e trabalham a partir de servidores online (nuvens) geridos por grandes companhias do mercado digital, como a Amazon ou o Google. É daí que surgiu a expressão “tudo está na nuvem”.

Baixe o E-book Guia Completo sobre Cloud Computing

Quais as vantagens da computação em nuvem para o dia a dia da empresa?

As possibilidades do serviço de nuvem para o seu negócio são vastas, sobretudo porque não limitam operações e bancos de dados a apenas um determinado equipamento.

Além de aumentar a segurança na hora de salvar arquivos importantes, essa inovação dos meios digitais agiliza os processos de uma companhia e facilita ações nas quais participam grandes equipes. São vantagens da computação em nuvem:

Redução de custos

Antes do advento do Cloud Computing, todo o meio empresarial dependia exclusivamente da implementação de data centers e da aquisição de licenças para otimizar seus processos.

Hoje, todo o custo com a instalação dessas estruturas pode ser dispensado e substituído por gastos variáveis, significativamente reduzidos. Além disso, o empresário não precisa se preocupar com licenças, pois elas são de responsabilidade do servidor da nuvem.

Elasticidade dos recursos

Suponha que seu negócio conte com determinados períodos de maior atividade, ou que você queira reduzir a quantidade de recursos contratados junto ao seu servidor. Por meio da computação em nuvem, estes processos são possíveis, rápidos e simples de serem executados, fato que melhora ainda mais o controle operacional e financeiro de uma empresa.

Possibilidade de acesso remoto

Cada vez mais, é comum notar uma mudança nos modelos de trabalho presentes no mercado. Funcionários que atuam em casa ou passam longos períodos distantes do escritório, equipes que precisam ter acesso em tempo real a documentos, etc.

Uma das principais facilitadoras desse contexto é a computação em nuvem. Ela depende apenas de um dispositivo com acesso à internet para que as mais diversas ações sejam efetivadas. Deste modo, quando necessário, um integrante da equipe pode conferir documentos ou informações em qualquer lugar e a qualquer hora e até trabalhar todos ao mesmo tempo em um único projeto.

Melhoria do trabalho em equipe

A condução de projetos nos quais equipes de funcionários lidam em conjunto é outro exemplo de benefício que a computação em nuvem proporciona.

Isso porque, em vez de armazenar arquivos apenas em máquinas da empresa, todos poderão ter acesso aos documentos salvos na nuvem para efetuar correções, ajustes remotos e compartilhar informações de modo mais ágil. Isso permite um fluxo de trabalho mais intenso e menos burocrático. Nesse caminho, a produção aumenta e o custo por projeto reduz.

Atualizações automáticas de softwares

Ao utilizar os serviços de computação em nuvem as empresas recebem o benefício de não precisarem se preocupar com as atualizações dos programas contratados.

Nesse tipo de plataforma, os upgrades acontecem regularmente, sem a necessidade de acompanhamento. Basta que seja dado um aceite para concordar com as atualizações e todo o sistema já fica com a última versão do serviço contratado.

Mais segurança de dados

Ao armazenar todos os dados — documentos, gravações, imagens, projetos etc — da sua empresa em uma máquina, você está jogando com a sorte. Basta que um arquivo seja infectado, que algum dado fique corrompido ou que aconteça uma pane no circuito elétrico e tudo que a empresa tem de registro vai por água abaixo.

Na computação em nuvem, por outro lado, como os arquivos ficam hospedados em um servidor externo e online, a probabilidade de acontecer alguma adversidade e gerar tamanho transtorno é infinitamente menor. Por isso a segurança de dados é um grande diferencial do cloud computing.

Controle de documentos

Quando a equipe está produzindo remotamente, é comum que na hora de unir os documentos encontremos trabalhos duplicados, títulos repetidos e até partes faltantes de um projeto.

A facilidade de trabalho em grupo e simultâneo oferecida pela tecnologia de computação em nuvem também ajuda a evitar esses errinhos: com documentos em um banco de dados unificado, todos têm acesso ao que está sendo produzido e podem remanejar seus esforços mediante as informações que acompanham em suas telas.

Acompanhamento e registro em tempo integral

Para evitar conflitos e melhorar a rastreabilidade dos documentos, tudo que acontece em uma plataforma cloud é registrado. Dessa forma, qualquer modificação ou movimentação que aconteça com os arquivos, é armazenada e pode ser examinada futuramente.

Isso ajuda a ter maior controle do que acontece com tudo que está nesse ambiente, já que a portabilidade pode trazer problemas se não vier acompanhada de vigília constante.

Integrações simplificadas

Quem já tentou integrar dois softwares em sua empresa sabe a dificuldade que é isso. É complicado encontrar compatibilidade, o dinheiro despendido nessa associação é grande e nem sempre o resultado sai funcional — às vezes, os bugs não têm fim.

Em compensação, algumas empresas oferecem soluções que já tem abertura para integrações, ou que já são integradas entre si, em um modelo de nuvem.

A Adobe, por exemplo, tem o serviço de Cloud Computing em que o armazenamento de arquivos e até a exportação de um programa para o outro é completamente viável e facilitada.

Mas não é só ela que está acertando nisso: a Google, com seus serviços do G Suit e Google Cloud, consegue integrar uma infinidade de ferramentas e facilitar a transição entre elas sem maiores problemas e sempre é possível contratar algo novo sem atrapalhar o funcionamento normal da plataforma.

Estruturas intuitivas

A computação em nuvem chegou com um objetivo a ser cumprido: simplificar as relações entre software e usuário. Apesar de sua base ser a portabilidade, a acessibilidade nunca ficou de lado.

Por esse motivo, podemos perceber as grandes diferenças ao comparar softwares em nuvem com programas instalados no computador. As plataformas de cloud são muito mais amigáveis e intuitivas, o que facilita a um usuário novo entender como tudo funciona.

Não precisamos ir longe para ver essas diferenças. Abra seu Microsft Word no computador e veja a barra de ferramentas. Existem ferramentas de atalho, abas ocultas, itens retraídos etc. Agora, apenas como comparação, abra um arquivo de Documentos Google: perceba como todos os itens estão organizados de maneira simples e separados por funções.

Otimização dos processos gerenciais

Por fim, todos esses ganhos se traduzem em uma otimização geral dos processos de gestão de uma empresa. Sem a necessidade de despender recursos e tempo com toda a implementação de uma estrutura de TI, o gestor poderá manter-se focado em ações que ampliem os ganhos do negócio, tendo como aliado as ferramentas ágeis e inovadoras que a computação em nuvem oferece.

Além disso, é possível estudar e implementar novas metodologias de trabalho fazendo uso desses recursos e maximizar ainda mais a produção.

Viu só? A computação em nuvem pode revolucionar o cotidiano do seu negócio com seus benefícios e facilidades. Gostou de conhecer melhor essa tecnologia? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe a notícia para os seus amigos e colegas