A constante evolução da tecnologia traz consigo o aumento da demanda por inovações que tornem o cotidiano das pessoas e das empresas mais práticos. Seguindo esse movimento, a computação em nuvem ganha cada vez mais espaço no mercado por oferecer uma série de benefícios para seus usuários finais.

Pensando nisso, no post de hoje, você irá entender o conceito de computação em nuvem e, além disso, conhecerá algumas das principais vantagens que essa nova forma de lidar com o ambiente digital oferece para as empresas. Continue a leitura!


O que é computação em nuvem?

Para começar, vamos definir o que é a computação em nuvem. O conceito, também conhecido por sua formulação original em inglês, Cloud Computing, diz respeito à capacidade de executarmos processos por meio da internet, sem que haja a necessidade de instalação de programas ou de download de arquivos diretamente para o computador.

Assim, todas as tarefas executadas e os documentos compartilhados — do simples envio de uma planilha para um colega de escritório, até o uso de um sistema de gestão empresarial, por exemplo — ficam alocados e trabalham a partir de servidores online (nuvens) geridos por grandes companhias do mercado digital, como a Amazon ou o Google.  

Baixe o E-book Guia Completo sobre Cloud Computing


Quais as vantagens da computação em nuvem para o dia a dia da empresa?

As possibilidades da computação em nuvem para o seu negócio são vastas, sobretudo porque não limitam operações e bancos de dados a apenas um determinado equipamento. Além de aumentar a segurança na hora de salvar arquivos importantes, essa inovação dos meios digitais agiliza os processos de uma companhia e facilita ações nas quais participam grandes equipes.

Para que você possa visualizar melhor as vantagens da computação em nuvem, confira a lista que preparamos, apresentando os cinco principais benefícios oferecidos pela tecnologia:


Redução de custos

Antes do advento do Cloud Computing, todo o meio empresarial dependia exclusivamente da implementação de data centers e da aquisição de licenças para otimizar seus processos.

Hoje, todo o custo com a instalação dessas estruturas pode ser dispensado e substituído por gastos variáveis, significativamente reduzidos. Além disso, o empresário não precisa se preocupar com licenças, pois elas são de responsabilidade do servidor da nuvem.


Elasticidade dos recursos

Suponha que seu negócio conte com determinados períodos de maior atividade, ou que você queira reduzir a quantidade de recursos contratados junto ao seu servidor. Através da computação em nuvem, estes processos são possíveis, rápidos e simples de serem executados, fato que melhora ainda mais o controle operacional e financeiro de uma empresa.


Possibilidade de acesso remoto

Cada vez mais, é comum notar uma mudança nos modelos de trabalho presentes no mercado. Funcionários que atuam em casa ou passam longos períodos distantes do escritório, equipes que precisam ter acesso em tempo real a documentos, etc.

Uma das principais facilitadoras desse contexto é a computação em nuvem. Ela depende apenas de um dispositivo com acesso à internet para que as mais diversas ações sejam efetivadas. Deste modo, quando necessário, um integrante da equipe pode conferir documentos ou informações em qualquer lugar e a qualquer hora.


Melhoria do trabalho em equipe

A condução de projetos nos quais equipes de funcionários lidam em conjunto é outro exemplo de benefício que a computação em nuvem proporciona. Isso porque, em vez de armazenar arquivos apenas em máquinas da empresa, todos poderão ter acesso aos documentos salvos na nuvem para efetuar correções, ajustes remotos e compartilhar informações de modo mais ágil.


Otimização dos processos gerenciais

Por fim, todos esses ganhos se traduzem em uma otimização geral dos processos de gestão de uma empresa. Sem a necessidade de despender recursos e tempo com toda a implementação de uma estrutura de TI, o gestor poderá manter-se focado em ações que ampliem os ganhos do negócio, tendo como aliado as ferramentas ágeis e inovadoras que a computação em nuvem oferece.

Viu só? A computação em nuvem pode revolucionar o cotidiano do seu negócio com seus benefícios e facilidades. Gostou de conhecer melhor essa tecnologia? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe a notícia para os seus amigos e colegas!