Quando o assunto é computação em nuvem, é comum ouvirmos sobre toda a eficácia e economia que a tecnologia oferece. Por outro lado, também nos falam sobre medos e precauções quando se escolhe não manter seus arquivos por perto, em uma máquina ali ao seu lado. Essa divergência de opiniões acaba afastando algumas pessoas interessadas, atrapalhando na sua adesão.

O conceito da nuvem não chega a ser novo, mas difundiu-se depois que nossas conexões de internet ficaram mais rápidas e estáveis. E você, também tem dúvidas sobre essa tecnologia? Então, fique tranquilo! Acompanhe o post de hoje, em que esclarecemos alguns mitos e apresentamos as verdades da computação em nuvem. Vamos lá?

Os mitos sobre a computação em nuvem

A computação em nuvem não é segura

Seus dados estão muito mais seguros na nuvem do que em um computador local. Quando os dados são enviados para servidores remotos, eles passam a ser protegidos por uma série de barreiras eletrônicas e com segurança reforçada. Enquanto isso, quando armazenados no computador, estão sujeitos a, por exemplo, acidentes e roubos.

A computação em nuvem aumenta os custos

Muito pelo contrário! A computação em nuvem permite que os custos sejam totalmente controláveis, já que você paga apenas pelo que de fato utilizar. A alternativa é muito mais econômica do que possuir todo o equipamento localmente.

Somente grandes empresas podem utilizar a tecnologia

Nada disso! A grande vantagem da computação em nuvem é oferecer alto poder de processamento para pequenas empresas. Dessa forma, pequenas empresas têm acesso à mesma tecnologia utilizada pelos grandes players do mercado.

É possível perder todos os meus dados

É mais fácil perder os seus dados se eles estiverem no seu computador, já que o aparelho é suscetível a roubos, acidentes e desastres naturais. Quando os seus dados estão na nuvem, eles passam por backups constantes — o que garante integridade em caso de problemas, além da possibilidade de que você os acesse 24 horas por dia.

Os hackers podem agir mais livremente

De forma alguma! Na nuvem, os dados são protegidos não apenas por complexas barreiras eletrônicas e criptografia, mas por equipes físicas que agem em caso de sinais de invasão. Por isso, ouvimos tão pouco sobre perda de dados na nuvem!

As verdades da computação em nuvem

A computação em nuvem aumenta a produtividade

Isso mesmo! A computação em nuvem permite que computadores extremamente poderosos sejam utilizados a custos muito reduzidos. Imagine como uma empresa poderia se beneficiar com mais poder de processamento, além de softwares dedicados.

É preciso treinar a equipe de TI

Quando boa parte do parque computacional é terceirizado, a equipe de TI deixa de cobrir trabalhos mais focados em hardware para se dedicar ao software. Assim, precisam treinar para se adequar ao novo tipo de serviço que irão executar.

Os datacenters da nuvem não destroem o meio ambiente

Os datacenters realmente consomem muita energia, já que milhares de computadores funcionam 24 horas por dia. Por outro lado, é importante lembrar que são centenas ou milhares de empresas utilizando os mesmos computadores. Os datacenters, portanto, acabam por ser positivos para o meio ambiente.

Existem nuvens específicas

Sim, existem nuvens públicas e privadas! A primeira é conhecida por oferecer pacotes de software já prontos, para um uso mais geral. Por outro lado, a segunda é mais específica, como se os equipamentos fossem alugados e capazes de rodar programas customizados. Cada situação é especifica para determinado tipo de empresa. Ainda existe uma terceira opção: a nuvem híbrida, que oferece o melhor dos dois mundos.

Apenas você tem acesso a suas informações

Quando dados são enviados para a nuvem, as pessoas têm o receio de que funcionários da empresa contratada tenham acesso aos seus dados. Ledo engano! Quando os arquivos estão na nuvem, eles passam a ser criptografados — o que significa que apenas o proprietário tem acesso a eles. Caso ele queira compartilhar com alguém, é preciso que seja enviada uma autorização.

E então, agora você se sente mais confortável para falar sobre computação em nuvem? Conhece outros mitos ou verdades sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!