Você provavelmente conhece o Google Drive, uma ferramenta com múltiplas utilidades oferecida pelo Google aos internautas de todo o mundo.

O serviço começou como uma opção de criação e edição de arquivos de texto on-line (na época chamado Google Docs), rapidamente ganhando a adesão dos usuários, e tem expandido suas funcionalidades cada vez mais, além de aumentar gradativamente o espaço de armazenamento disponível — no início, apenas 1GB era disponibilizado de forma gratuita, hoje já são 15GB, e os preços para ir além disso são muito acessíveis.

Quem já usa sabe que uma vantagem clássica de editar no Drive é o seu salvamento automático na nuvem. Mesmo que seu computador seja destruído antes de finalizar o documento, você poderá recomeçar exatamente de onde parou.

Com o surgimento de novos recursos do Google Drive, as possibilidades de edição, organização, transferência e compartilhamento de arquivos só cresce, mas muitos usuários ainda não estão a par de tudo que se encontra à sua disposição nesse aplicativo e não fazem ideia do que estão perdendo.

Se você e seus colaboradores ainda estão no pacote básico, veja essas dicas que os transformarão em experts do Google Drive!

1. Conectividade

 O Google Drive mudou a nossa forma de compartilhar arquivos e reformulou o conceito de coedição. 

Coedição

É possível ver quem está editando o documento no momento, em qual parte dele está trabalhando e, em um chat direto, dentro da própria página de edição, deixar um comentário, para que seja visto depois. É possível ter até 50 editores em um mesmo documento!

Oportunidade de compartilhamento

Você pode partilhar os arquivos armazenados de forma simples e rápida, seja por e-mail, seja pelo link de compartilhamento — que você encaminha pelo meio que achar melhor. Além disso, você pode definir a participação dos convidados: edição, comentários ou apenas visualização. Tudo isso está acessível no canto superior direito do documento, em “compartilhar” (ou share, na versão em inglês).

Interação com o Gmail

É interessante ser usuário do Gmail para ter as funções potencializadas. Se você for enviar um arquivo com mais de 25MB, por exemplo, o Google já sugere a transferência pelo Drive e, se aceito, faz tudo automaticamente. 

Possibilidade de uso da versão off-line

Se você usa o Chrome, pode optar pela versão off-line no seu dispositivo. Porém, ela só permite a visualização do conteúdo — até mesmo para não criar versões conflituosas com outros editores que estejam on-line.

2. Criação de formulários

Além de documento de texto, planilha e apresentação de slides, o Drive oferece a opção de criação de um formulário. Depois de pronto, você pode compartilhar das formas já explicadas no item 1 e, quando recebe os resultados, eles já virão organizados automaticamente em uma planilha ou lista, como for da sua preferência.  

3. Conversão e tradução

Quando for abrir um arquivo PDF, você pode escolher “converter texto de PDF” e será criada uma versão editável dele. Na aba de ferramentas, você pode selecionar a opção de traduzir o documento, caso não seja fluente na língua original.

4. Praticidade 

Alguns dos recursos do Google Drive mais potentes estão relacionados à agilidade operacional. Para subir um arquivo, por exemplo, você pode incluir o Drive no “enviar para” do seu botão direito do mouse ou ainda simplesmente arrastá-lo até a pasta do aplicativo que você escolheu.

Existem atalhos para basicamente tudo. Encontre os que mais lhe serão úteis e comece a usá-los — você vai ver como a sua eficiência aumentará! Para ver a lista completa, basta apertar “Shift”, “+” e “/” na página do Drive, nessa ordem.

Esses são alguns dos recursos do Google Drive que agradam a quase todos, mas ainda existem muitos mais. Utilizando o Chrome, procure pelas extensões do Drive para descobrir possibilidades de edição de fotos, vídeos, áudio, desenho e inúmeras outras funções específicas demais para tratar aqui. 

Agora que você já conhece as maravilhas do Google Drive, não deixe de assinar nossa newsletter para conhecer outros aplicativos incríveis do Google e ficar por dentro das novidades da tecnologia digital.