A computação na nuvem é uma das principais tecnologias do mercado corporativo. Rapidamente, essa nova forma de executar serviços trouxe mais mobilidade e competitividade para empreendimentos, que conseguiram tornar os seus ambientes de trabalho mais flexíveis e ágeis.

Mas quais são as ferramentas de cloud computing que a sua companhia pode utilizar para se tornar mais eficaz? Como elas impactam o seu dia a dia? Confira as respostas na lista com quatro soluções que preparamos para você. Vamos lá!

1. Plataformas de armazenamento em nuvem

Plataformas de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, presentes na G Suite, estão entre as mais populares ferramentas de cloud computing do mercado. Elas permitem o acesso e a sincronização de arquivos entre diferentes dispositivos, sendo cruciais para que o negócio consiga adotar políticas operacionais como as de trabalho remoto.

Os serviços de armazenamento em nuvem também podem ser utilizados para tornar o compartilhamento de arquivos mais seguro. Com alguns cliques, profissionais podem trocar dados em um ambiente confiável e de alto controle, reduzindo erros e o impacto causado por eventuais vulnerabilidades de segurança.

2. Aplicativos de videoconferência

Em um ambiente corporativo moderno, no qual pessoas atuem em vários locais ao mesmo tempo, realizar reuniões pode ser um problema. Mas, graças aos aplicativos de videoconferência, isso se torna facilmente solucionável.

A videoconferência permite que diferentes pessoas se conectem e troquem informações a qualquer momento, basta ter uma conexão com a internet. Soluções como o Google Hangouts podem ser instaladas em tablets, smartphones e computadores, e facilitam a realização de chamadas a qualquer momento.

3. Suítes de aplicativos de escritório

A criação de documentos, planilhas, relatórios e apresentações faz parte do dia a dia de qualquer negócio. Essa rotina pode ser executada de diferentes maneiras, mas é com o auxílio da computação na nuvem que ela ganha uma execução mais eficaz, moderna e inteligente.

Ao investir em aplicativos de escritório na nuvem como o Google Docs, a empresa pode criar um ambiente de trabalho com mais mobilidade, segurança e integração.

Tais ferramentas permitem, por exemplo, que a edição de arquivos seja feita de maneira colaborativa. Com isso, todos podem atuar em tempo real para identificar a melhor maneira de produzir um relatório ou uma apresentação.

Por serem executados na nuvem, o acesso a novos recursos é feito rapidamente. Isso reduz as chances de o negócio se manter vulnerável a falhas de segurança. Ao mesmo tempo, essa característica garante mais disponibilidade para os serviços, que podem ser utilizados a qualquer momento.

4. Sistemas de gestão empresarial

Os sistemas de gestão são uma parte fundamental do ambiente moderno. Eles integram o acesso a informações, criando um ambiente de trabalho mais inteligente e com menos erros. Assim, gestores podem atuar de maneira estratégica, buscando soluções por meio de uma visão abrangente sobre vários detalhes do empreendimento.

Executados remotamente, os sistemas de gestão conseguem incorporar todos os benefícios da computação na nuvem no seu ambiente de trabalho. O acesso a novos recursos, a diminuição de custos e fatores como a maior disponibilidade serão parte do dia a dia da empresa, tornando-a ainda mais eficaz.

Agora que você conhece um pouco mais sobre ferramentas de cloud computing, que tal ajudar seus amigos com essas informações? Compartilhe estas dicas nas suas redes sociais!