Quem trabalha com vendas está sempre de olho nos números. Quando eles começam a cair, é o momento de ligar o sinal de alerta. Felizmente, existem alguns sinais característicos de queda nas vendas, que, sendo identificados com cautela, podem ser solucionados.

Na verdade, na maioria dos casos, uma queda nas vendas é algo perfeitamente contornável e até evitável, dependendo da estratégia adotada. Ao implementar as iniciativas corretas, você poderá garantir mais sucesso para a sua empresa e sempre aproveitar números cada vez melhores.

E para que você faça um plano adequado, entenda, a seguir, os 5 principais motivos que geram queda nas vendas:

1. Produto que não transmite valor ao cliente

Em tempo de concorrência crescente, pode ficar cada vez mais difícil convencer um potencial cliente de que o seu produto é o que ele precisa. É necessário transmitir um valor real, em vez de investir em promessas vazias.

Considere qual é o seu diferencial, tendo em vista de que maneira ele se posiciona em relação a outras alternativas do mesmo segmento. Se não houver nada, vale a pena repensar seu produto.

2. Processo de vendas improdutivo

Como o seu time de vendas trabalha para trazer novos clientes para a empresa? Pode estar na hora de renovar esse processo a fim de garantir mais fluidez e sucesso para todos os envolvidos. Um dos principais pontos a avaliar é o quão fácil é comprar de você.

Será que a sua estrutura não está impondo barreiras? Idealmente falando, o seu cliente deve ser capaz de fechar negócio com você com velocidade e eficiência. Portanto, trabalhe com esse foco.

3. Falta de atenção às necessidades do cliente

O seu time de vendas realmente sabe do que o consumidor precisa? A queda nas vendas pode ter ocorrido porque a sua estratégia não está assertiva. Faça pesquisas periódicas a respeito das necessidades e expectativas do público que a sua empresa busca atingir.

A partir dessas informações, você pode fazer as devidas modificações na abordagem para passar a entregar o produto adequado aos clientes.

4. Baixo rendimento de estratégias de marketing

É a função do marketing trazer visibilidade ao nome da sua empresa e de seus produtos para que mais gente os descubra e se torne cliente. Se você está notando uma queda nas vendas, talvez seja o momento certo para reformular o seu planejamento de marca.

Leve em consideração o que o mercado está fazendo e de que maneira o seu negócio quer ser visto. Invista nas forças do seu produto em uma abordagem que faça sentido para o público-alvo.

5. Nenhuma estratégia de upselling

O papel de um time de vendas não deve ser apenas o de buscar novos clientes, mas também de continuar vendendo a quem já fez uma compra anterior.

É possível reverter um quadro de queda nas vendas ao investir mais tempo em upselling, ou seja, encontrar oportunidades para oferecer mais produtos a clientes já existentes. Nesse ponto, é importante levar em conta o histórico dos consumidores e as necessidades deles.

Para solucionar um problema de queda nas vendas e se prevenir contra isso, é necessário estar sempre desenvolvendo novas estratégias focadas nos seus produtos e clientes. Quem fica estagnado acaba sendo ultrapassado pelos concorrentes. Fique de olho nas transformações do mercado e tente, ao máximo, antecipar tendências que sejam vantajosas para o seu segmento.

E agora, depois de entender como lidar com queda nas vendas, siga os nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como este: estamos no Facebook e no LinkedIn!