Quantos assuntos importantíssimos você já não tratou por e-mail? Pense na ampla lista de problemas solucionados, contatos feitos e projetos desenvolvidos para entender a extrema importância dessa invenção para os dias atuais.

Muita gente diz, inclusive, que o e-mail é uma das principais vantagens da internet — e, pensando em tudo que já foi conquistado em razão dele, não dá para discordar! Mas, para entender como usar esse recurso a favor da sua empresa — tornando processos mais eficientes e a comunicação, cada vez mais assertiva e útil —, é importante entendê-lo e tratá-lo como uma ferramenta de trabalho.

É aí que entra a importância de considerarmos as diferenças entre um e-mail corporativo e o e-mail pessoal. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!


E-mail pessoal X e-mail corporativo

Uma conta pessoal é aquela que a grande maioria da população tem — fornecida gratuitamente, ou não, por provedores gerais como o Gmail e o Yahoo, por exemplo. É a conta que utilizamos para tratar de assuntos próprios — conversar com amigos, marcar um happy hour, compartilhar um vídeo de humor, mandar arquivos e fotos pessoais. Trata-se de uma conta individual, com informações confidenciais que dizem respeito somente ao dono daquele endereço.

Com o email corporativo, a coisa é bem diferente! Estas são aquelas contas cujo endereço, tradicionalmente, é construído como nome-do-colaborador@nome-da-empresa.com.br. Ou seja, trata-se de um veículo de comunicação oficial daquela marca.

Isso significa que cada colaborador que recebe um e-mail corporativo torna-se um porta-voz da empresa, passando a transmitir mensagens que não são unicamente o ponto de vista dele, mas que falam pela marca. Por isso, é essencial que toda comunicação feita ali seja guiada por alguns princípios básicos: gentileza, educação, cordialidade e profissionalismo.

Além disso, é claro, é muito importante ter a consciência de que o e-mail corporativo deve ser utilizado exclusivamente para assuntos profissionais. Essa postura é essencial para garantir a transmissão de um bom posicionamento de marca — e, a partir dela, fica fácil garantir novas conquistas para a empresa. 


As vantagens de utilizar o e-mail corporativo

Possuir endereços de e-mail corporativo para os colaboradores é um grande diferencial para as empresas — e adotar um endereço exclusivo e personalizado pode trazer muitos benefícios para a marca! Conheça os principais a seguir:


Credibilidade

Primeiramente, a imagem transmitida por uma conta profissional tem muito mais credibilidade — construindo uma imagem de seriedade, comprometimento e qualidade para a empresa e, além disso, estabelecendo-a como um estabelecimento com atuação séria e presença no mercado.

E sabemos que as impressões subjetivas fazem toda a diferença na construção de parcerias e na contratação de fornecedores e prestadores de serviços, não é mesmo? Isso sem falar na facilidade de memorização do seu endereço — diferente de um servidor de e-mail pessoal, o seu cliente ou parceiro só precisa se lembrar do nome da sua empresa.


Organização

Destacamos, também, a facilidade de organização da informação proporcionada pelo e-mail corporativo. Em uma conta de e-mail que trata somente de assuntos da empresa, fica muito mais simples distribuir as informações em pastas temáticas e, posteriormente, os processos de busca de dados e arquivos é muito mais eficaz — seja ele feito pelo próprio dono da conta ou por terceiros, em caso de férias ou afastamento de um colaborador.


Controle e segurança

Finalmente, outras das principais vantagens do e-mail corporativo dizem respeito ao controle de conteúdo e à segurança da informação. Como o e-mail corporativo é uma propriedade da empresa, é permitido — e desejável — que as informações que circulam por ali sejam acompanhadas pelos gestores, garantindo que a imagem da instituição vai ser sempre trabalhada de forma positiva.

Esse tipo de conta também permite um acompanhamento mais próximo e cuidadoso das empresas de tecnologia, que auxiliam as empresas nos processos de segurança contra invasões e transmissão de vírus.

E então, o que está esperando para investir em um e-mail corporativo para seus colaboradores? Se você já implementou essa ferramenta, que melhoras sentiu? Tem outras dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!