Uma tendência que está começando a se tornar realidade no mercado é a formação de equipes remotas de trabalho. Com o advento da internet e principalmente da nuvem, se tornou muito interessante a ideia de poder contar com a competência dos profissionais sem estarem necessariamente próximos geograficamente.

Esse novo cenário é um desafio enorme para os gestores, pois liderar pessoas que podem estar até em outro país, com diferenças de horários e costumes de trabalho, exige muita preparação e resiliência.

Existem algumas ferramentas a partir desse conceito, que foram criadas para ajudar todos os envolvidos na equipe, a aumentar a comunicação e a produtividade. Vamos conhecer algumas delas?

1. G Suite

O G Suite é essencial para um time que trabalha remotamente. A diversidade de aplicações integradas que o pacote da Google entrega aumenta em muitos níveis a produtividade da equipe, além de fornecer ferramentas de análise e relatórios de desempenho por várias perspectivas.

A comunicação e o feedback transcendem as barreiras geográficas com o uso do Drive e do Formulários, por exemplo, além das várias ferramentas externas que também são muito fáceis de se integrar com o G Suite.

2. Team Viewer (ou outra ferramenta de compartilhamento de tela)

As ferramentas para compartilhamento de tela e controle de máquinas de forma remota são necessárias para os integrantes conseguirem se ajudar em momentos de aperto. Se alguém na Europa não conseguir resolver um problema, basta fornecer o controle do computador para outra pessoa no Brasil o fazer.

Existem alguns programas de compartilhamento conhecidos, mas o Team Viewer se destaca por ser simples e gratuito. Esse tipo de ação deve estar na cabeça de todos no time, para que eles se ajudem de forma proativa e objetiva.

3. Ferramentas de monitoramento de tarefas

Para o gestor acompanhar a produtividade, o uso de ferramentas de monitoramento de tarefas, como JIRA ou Trello, se torna um grande facilitador. Com elas, é possível visualizar e medir os resultados da equipe de várias formas, tendo embasamento para uma tomada de decisão mais coerente.

É muito importante que a equipe esteja ciente que a confiabilidade das informações dessas aplicações depende diretamente do bom uso e da atualização constante das atividades que estão sendo realizadas, e é papel do gestor cobrar isso sempre do time, para que as estratégias de trabalho sejam estudadas e melhoradas a cada dia.

Dicas para gestão de equipes remotas

Existem algumas práticas que podem ser seguidas para melhorar o ambiente virtual de trabalho e auxiliar no direcionamento de equipes remotas. Alguns destaques são:

  • mantenha uma sala de chat sempre ativa, usando ferramentas de comunicação como o Slack ou Hangouts;
  • trabalhe com flexibilidade de horários, porém de uma forma controlada. Principalmente se existir diferenças de fuso horário;
  • procure pessoas com perfil adequado para trabalhar dessa maneira. Nem todo profissional é capaz de trabalhar nessa realidade;
  • tente reunir a equipe pelo menos algumas vezes, criando assim um vínculo maior entre os colaboradores.

Trabalhar com equipes remotas e alcançar a excelência nos serviços prestados são metas totalmente possíveis, contudo, para isso, é preciso adquirir muito conhecimento. Encontrar parceiros especializados é muito importante para conseguir implantar esse cenário com sucesso, e com muita perseverança a empresa é capaz de entrar nesse novo mundo do mercado.

Gostou da ideia de trabalhar com equipes remotas? Então, entre em contato conosco para tirar todas suas dúvidas, pois queremos muito te ajudar!