Muitos gestores buscam encontrar a respostas para perguntas como:

  • Por que o custo com a área de TI tem ficado cada dia maior?;
  • Será que o investimento nessa área um dia vai cessar? — quando isso vai acontecer?;
  • A área de TI não está alinhada com os negócios, o que eu faço?;
  • Como posso fazer um planejamento para obter mais resultados com a minha equipe de TI?

Essas são dúvidas constantes na cabeça desses profissionais, pois é com a otimização da gestão de TI que a equipe pode se tornar um sucesso e impactar sobre toda a empresa.

Por isso, preparamos especialmente para você este post sobre como estruturar a sua equipe de TI e obter mais resultados. Confira!

Infraestrutura da área atualizada 

A equipe de TI é, normalmente, a mais sobrecarregada em uma empresa. Afinal, ela é a responsável por garantir o bom funcionamento dos sistemas, aplicações e serviços de um empreendimento. Muitas vezes, essa equipe é a primeira — e até mesmo a única — na linha de defesa em questões de segurança de dados e de privacidade.

Contar com uma boa infraestrutura nessa área, portanto, é fundamental para o sucesso da equipe de TI e para impactar positivamente no restante da organização.

Ter um software de qualidade é importante, obviamente, mas existem ainda outros pontos nessa infraestrutura que merecem muita atenção para assegurar a sua produtividade e do seu time.

Computadores e servidores ágeis

Se a sua equipe trabalhar com computadores ou com um servidor lento, será menos eficiente e produtiva, assim como o restante da empresa que depende dessa área.

Problemas com hardware, falhas e quedas no sistema, por exemplo, podem se tornar comuns sem investimento adequado na infraestrutura da área de TI.

O mesmo vale para o serviço de internet e telefonia. Se você não contrata um pacote de qualidade, os seus usuários acabam precisando de mais tempo para carregar as páginas, receber e transmitir as informações on-line ou aumentar o número de ligações, resultando em maior custo com telefonia e internet para a empresa.

É claro que adquirir os computadores mais caros do mercado ou o pacote de internet mais rápida nem sempre é a melhor solução. É preciso planejamento ao investir para obter o retorno esperado.

Por isso, é muito importante dispor de uma ferramenta que monitore os recursos da sua área de TI, permitindo melhor gerenciamento e tomada de decisão mais assertiva.

Profissionais capacitados

Algo muito importante em uma equipe são os profissionais que a integram. Por isso é preciso contar com profissionais capacitados.

Desde o momento da contratação, procure avaliar bem o perfil dos candidatos, suas experiências, suas habilidades e seus valores — se eles condizem com os valores da empresa.

Mesmo para os profissionais que apresentem as habilidades necessárias para os cargos que ocupam ou ocuparão, forneça treinamentos de tempos em tempos, bem como palestras motivacionais e capacitações curtas para manter a sua equipe alinhada, motivada e produtiva.

Procure, também, ter comunicação clara com o seu pessoal. Dê feedbacks corretivos, positivos e até negativos, se for preciso. Ofereça ajuda àqueles que apresentam alguma dificuldade e recompense o bom trabalho dos profissionais que se esforçam e se mostram competentes.

Uma boa equipe de TI não depende apenas das habilidades dos profissionais, mas também de uma boa estrutura organizacional, de um ambiente de trabalho transparente e de motivação.

Planejamento estratégico

Por último, tenha um planejamento para a sua equipe de TI. Desenvolva um plano diretor, a partir do mapeamento dos processos, alinhado à estratégia dos negócios e que funcione como um norte para a sua equipe.

Tenha também um planejamento estratégico dos projetos com base na metodologia da priorização. Como na área de TI existem diversos projetos com diferentes prioridades, saiba planejá-los de acordo com as suas necessidades e prioridades, visando ao retorno que esses projetos podem apresentar à equipe e aos negócios em geral.

A gestão de equipes de TI pode ser um tanto complexa, principalmente com o impacto que ela proporciona em toda a organização. Contudo, seguindo as melhores práticas, pode tornar-se muito mais fácil essa gestão.

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