Existem diversos cargos nas empresas em que os funcionários precisam deixar o espaço físico para cumprir alguma tarefa, como visitar os clientes, comparecer a reuniões, eventos, palestras e afins.

Isso, de certa forma, pode acabar prejudicando os afazeres internos da instituição e, inclusive, gerar alguns gastos a mais. Porém, com o atual avanço da tecnologia, trabalhar remotamente, desde que com as ferramentas certas, já não é mais um problema.

Por isso, confira agora algumas dicas para ajudar no gerenciamento da rotina dos funcionários remotos da sua empresa!

Cloud Computing

O Cloud Computing era até algum tempo atrás apenas uma tendência. Hoje, já é realidade na maioria das empresas e para muitas pessoas também.

Seu conceito é bem abrangente, mas, para simplificar, Cloud Computing significa acessar arquivos, programas e recursos de computação através de uma rede, ou seja, eles não estão necessariamente no seu computador.

Como por exemplo, quando você acessa o seu e-mail online, publica no Facebook ou salva arquivos no Dropbox. Tudo isso você faz “na nuvem”, através de um servidor que pode estar localizado e ser acessado de qualquer lugar do mundo.

A grande maioria das empresas de softwares já oferece seus produtos online, sem o cliente precisar instalar nada na sua máquina ou comprar servidores.

E o Cloud Computing vem sendo adotado por um número cada vez maior de empresas pelos diversos benefícios que oferece, como:

  • Redução de custos: a empresa já não precisa mais comprar a licença de um produto ou instalá-lo, nem comprar um servidor com espaço enorme. Ela apenas paga pelo espaço que utiliza obtendo o produto já pronto para uso na nuvem;
  • Segurança: o armazenamento em nuvem é muito mais seguro que o armazenamento nas máquinas, pois mesmo que ocorra algum problema no seu computador, você não corre o risco de perder seus arquivos;
  • Acesso à tecnologia de ponta: como o Cloud Computing sai muito mais em conta, essas tecnologias mais avançadas se tornaram muito mais acessíveis.

Sistema de transporte corporativo

Quando os colaboradores de uma empresa precisam ir para algum lugar fora de suas dependências, existem os gastos com deslocamentos e aquela dificuldade para conseguir um transporte de prontidão, principalmente nas grandes cidades.

É justamente por isso que o transporte corporativo vem se tornando uma opção cada vez mais viável. Confira alguns benefícios que ele oferece para sua empresa:

  • Controle de gastos: uma empresa de transporte corporativo pode lhe oferecer acesso aos recibos e relatórios de gastos em tempo real;
  • Rapidez: como o serviço é exclusivo para as empresas contratantes, o veículo leva muito menos tempo para chegar do que um táxi comum;
  • Qualidade: apenas os melhores motoristas e veículos estarão lhe atendendo.

Sistema de comunicação corporativa

Vivemos hoje numa época onde a comunicação vem sendo muito valorizada devido à popularização da internet — sobretudo das redes sociais. Com isso, ter um relacionamento frio e distante com os colaboradores e o público externo, como era antes dessa modernização, já não é mais nem ao menos aceitável.

Para que a empresa funcione, principalmente com a colaboração daqueles funcionários remotos, uma boa comunicação corporativa é essencial. Ela garante que todos trabalhem de forma conjunta e alinhados aos objetivos da empresa, dando aquela sensação de pertencer a ela e aumentando seus desempenhos.

Por isso, a adoção de um sistema de comunicação corporativa como o Slack, por exemplo, é fundamental. Ele oferece um aplicativo de bate-papo aos colaboradores que enterra de vez aqueles e-mails internos que às vezes levavam horas para serem abertos e respondidos.

Diversos benefícios podem ser obtidos com a adoção de um sistema assim, como:

  • Aumento na produtividade: uma vez que os funcionários não ficam horas esperando por uma resposta;
  • Melhora no clima organizacional: os colaboradores passam a se sentir pertencentes à empresa;
  • Agilidade na troca de informações: como a troca de mensagens acontece de forma instantânea, a troca de informações, de dados, de respostas e solução de dúvidas acontece muito mais rapidamente.

Todas essas facilidades ajudarão no trabalho, na segurança, no acompanhamento e no gerenciamento da rotina da sua equipe de funcionários remotos. Vale a pena experimentar!

Quer conferir mais dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades!