Uma intranet personalizada é uma ótima maneira de organizar as informações da sua empresa de forma produtiva e fácil. Você pode criar verdadeiros portais com dados estratégicos dedicados a departamentos inteiros, facilitar o acesso a arquivos importantes, melhorar a comunicação entre setores diferentes, entre outras várias possibilidades.

Antigamente, ter uma intranet era algo restrito às grandes corporações, enquanto as menores eram obrigadas a trabalhar de maneira improdutiva. Atualmente, com as soluções tecnológicas disponíveis, qualquer empresa pode criar a sua própria intranet personalizada e contar com os benefícios desse recurso. Isso se dá com o uso de ferramentas como as presentes no G Suite.

Ao trazer essa solução para a sua empresa, você passa a ter acesso a uma série de aplicativos focados em otimizar o dia a dia dos profissionais com a dose certa de inovação e tecnologia. Confira o post e saiba mais!

Como usar o G Suite para criar uma intranet personalizada?

O G Suite é um pacote de aplicativos que conta com todos os produtos Google que o seu escritório precisa. Com ele, você tem acesso ao Gmail, Google Drive, Google Agenda, Google Sites e vários outros para utilizar em conjunto com os colegas usando e-mails corporativos.

Entre as funcionalidades do G Suite, estão alguns recursos que permitem criar e acessar sua própria intranet personalizada. É o caso do Google Sites e o Google Docs. Confira a seguir de que maneira usar os aplicativos para atingir esse objetivo:

Intranet personalizada com o Google Sites

Uma intranet personalizada é, basicamente, uma série de páginas que são visíveis apenas para quem pertence à sua empresa. É exatamente isso que você pode fazer ao utilizar o Google Sites, ferramenta presente no G Suite.

Com o Google Sites, você pode criar um verdadeiro portal de informações distribuídas de forma hierárquica. É possível organizar tudo por departamento ou assunto, conforme o que a sua estratégia pedir. A interface permite separar seu conteúdo por tema e facilita a criação de links a partir dessas ligações.

Quando terminar, basta utilizar as opções de compartilhamento da ferramenta para torná-lo visível apenas para quem está logado no G Suite da sua empresa.

Intranet personalizada com o Google Docs

Não é só o Google Sites que é capaz de ajudar você a criar uma intranet personalizada. Você também pode fazer isso com o Google Docs, parte integrante do G Suite. O recurso não serve somente para criar documentos e compartilhá-los com os outros. Uma funcionalidade específica transforma o aplicativo em um verdadeiro publisher de conteúdo online.

Ao construir sua primeira página de intranet usando o Google Docs, siga até o menu Arquivo e selecione Publicar na Web. Na janela que surgir em seguida, configure as particularidades de visualização da sua página. No rodapé, você pode restringir esse conteúdo apenas para quem está logado no G Suite da sua empresa.

Como somente os membros da sua empresa podem ver as páginas, está consolidado o conceito de intranet personalizada. Assim como ao usar o Google Sites, sua equipe pode visualizar o conteúdo até mesmo fora do escritório, bastando fazer o login com a conta corporativa.

Como aproveitar todas as possibilidades do G Suite?

Como ficou claro ao utilizar os recursos do G Suite para criar uma intranet personalizada, existem diversas maneiras de implementar as funcionalidades desse pacote para otimizar o dia a dia da empresa. Comece a aproveitar as vantagens o quanto antes ao trazer essa solução para o seu ambiente corporativo.

Siga a IPNET nas redes sociais — Facebook e LinkedIn — e fique sempre por dentro de todas as novidades do mercado!