Na era da transformação digital, a computação em nuvem está sendo adotada por várias empresas como uma forma de tornar serviços de TI mais eficientes e dinâmicos. Nesse cenário, a Google Cloud Platform se destaca entre as principais opções do mercado por permitir que negócios executem as suas aplicações com mais agilidade, escalabilidade e segurança. Com aplicações apresentando uma performance melhor, é possível definir metas mais ousadas e estratégias de mercado com maior potencial.

Se você quer saber mais sobre a Google Cloud Platform e como ela pode auxiliar a sua empresa a integrar a computação em nuvem aos principais processos corporativos do seu negócio, continue a leitura deste post!

O que é a Google Cloud Platform?

A Google Cloud Platform é a plataforma de cloud computing do Google. Ela foi criada para que empreendimentos fossem capazes de executar uma série de serviços baseados na nuvem com alta performance, segurança e confiabilidade.

Web apps, por exemplo, podem contar com um back-end mais estruturado e escalável. Já aplicações que se baseiam na virtualização ganham uma capacidade mais ampla de gerenciar recursos da melhor forma possível.

Empresas que necessitam de soluções de cloud storage personalizadas também podem contar com a Google Cloud Platform para ter uma plataforma de armazenamento mais confiável. Já o uso de ferramentas de Big Data e Machine Learning torna-se mais econômico e flexível, uma vez que o Google é capaz de fornecer uma infraestrutura de alta performance com uma boa relação custo-benefício.

Quais são os principais benefícios da Google Cloud Platform?

A Google Cloud Platform permite que empresas tenham um direcionamento melhor nas suas rotinas e, assim, possam produzir mais. Gestores de TI podem ignorar a necessidade de otimizar a infraestrutura de cloud computing, efetuar backups e gerenciar redes para direcionar a sua atenção a processos e projetos críticos. Consequentemente, a empresa será mais inovadora e competitiva.

Os custos com TI tendem a diminuir em médio e longo prazo. Como os gastos irão variar conforme a quantidade de serviços contratados, a empresa pode fazer um planejamento mais robusto e definir estratégias com mais segurança. Além disso, a maior escalabilidade reduz o tempo necessário para negócios responderem às mudanças no mercado.

Como a Google Cloud Platform se compara a outros serviços na web?

Assim como plataformas como a Amazon AWS, a Google Cloud Platform dá a gestores de TI um amplo controle sobre como a infraestrutura de cloud computing é gerenciada. Os controles de segurança são amplos, e os backups, automáticos. Da mesma forma, o nível de escalabilidade é ampliado por uma infraestrutura de data centers espalhada por todo o planeta.

Hoje, serviços como o Spotify já utilizam a Google Cloud Platform para manterem-se com alta disponibilidade. Eles contam com um suporte ao usuário eficaz, rápido e preciso.

Outro ponto em que a Google Cloud Platform se destaca é a integração com outros serviços do Google, o que permite uma maior integração com a G Suite e outras ferramentas da empresa. Dessa forma, o gestor de TI pode manter uma infraestrutura com mais integração. Assim, os custos com tecnologia são reduzidos à medida em que a empresa melhora a performance dos seus processos internos.

Gostou da Google Cloud Platform? Então conheça os custos de contratação dessa ferramenta inovadora!