Para escolher bem, é preciso conhecer os pontos positivos e negativos de cada um dos programas: Google Slides ou PowerPoint, qual é o melhor para sua empresa? Quando o que se quer é a facilidade de criar apresentações de alto impacto, versáteis e práticas de fazer, essas duas ferramentas são as mais usadas em âmbito corporativo e empresarial. A escolha de qual delas utilizar irá definir a aparência e usabilidade diária dos designers ou colaboradores que criarão as apresentações que podem definir o futuro de grandes projetos e contratos de trabalho.

 

Nesse post vamos apresentar um comparativo entre cada uma dessas ferramentas tão importantes para os negócios:

Conheça o Google Slides

O Google Slides é mais um dos serviços do pacote G Suite que proporciona confecção de arquivos de texto, planilhas, formulários, imagens e apresentações. Muitos defendem que o uso do “GSlides” para as empresas que utilizam esse pacote pela questão “praticidade” na hora de criar, reutilizar, editar e reeditar apresentações sem utilizar a memória do computador, já que tudo é salvo na nuvem e se integra aos serviços Google. Na nuvem diversos colaboradores podem trabalhar simultaneamente, agilizando esses processos.

Conheça mais algumas facilidades do Google Slides

 

  • Podem ser deixados comentários ao mesmo tempo em que é feita a criação da apresentação.
  • Outra facilidade é a possibilidade de fazer a edição através de smartphone.
  • É possível baixar o App e modificar ou corrigir o arquivo a qualquer momento, sendo necessária conexão de banda larga para uma boa usabilidade.
  • É possível inserir gráficos, imagens,animações e vídeos nas apresentações.
  • O Google Slides dá templates prontos, assim como o PowerPoint, com a vantagem de agilizar o processo de construção dos slides.
  • Recursos úteis, como pesquisa Google, consulta ao dicionário, salvamento automático.
  • Os slides podem ser transmitidos via Hangout, serviço de videochamadas do GSuite.
  • Apresenta compatibilidade com o PowerPoint.

 

É possível importar as apresentações feitas no Powerpoint para o Google Slides, sem ter que refazer todo o trabalho para transferi-las ao ambiente online. O mesmo ocorre no processo inverso, ou seja, você pode baixar as apresentações do Google Slides e abri-las no PowerPoint, de forma simples, prática, rápida e sem precisar fazer o uso de nenhum programa adicional.

 

Se você gostou dessa opção, saiba mais neste post porque fazer suas apresentações no Google Drive!

E como é o PowerPoint?

O PowerPoint é ainda um mais utilizados no planeta para a criação de apresentações de slides. É improvável que você não tenha passado por nenhuma apresentação de PowerPoint ao longo da jornada, não é mesmo?

 

Pois é: o programa da Microsoft, que vem com qualquer suíte MS Office, apresenta  muitas formas, estilos e layouts personalizados que são utilizados ​​por profissionais, acadêmicos, estudantes na apresentação de dados.

 

Os slides compreendem texto, imagens, gráficos 3-D, clipes, efeitos sonoros e animações chamativas para a montagem das apresentações. Uma dica que serve para todas as plataformas escolhidas (seja ainda o Keynote ou o Prezi), é escolher um bom template para guiar a diagramação, principalmente os não designers, que podem pecar na hora de manter a coesão visual.

 

Uma dica também e um poucoóbvia: a prática, experimentar a usabilidade de cada uma, verificando o que podem oferecer em relação ao conteúdo apresentado.

Algumas facilidades do PowerPoint

 

  • Os muitos tipos de extensões (tipos de arquivos) podem ser uma facilidade, mas também podem travar na máquina de destino, que irá rodar a apresentação.
  • Templates novos podem ser baixados e utilizados dentro do programa.
  • Fácil de usar e com amplo apoio dos usuários no auxílio ao uso. Há muito conteúdo disponível sobre o programa.
  • Para clientes Microsoft, existe a possibilidade de trabalhar no modo online, livre para uso doméstico.

 

Quadro comparativo entre Google Slides e PowerPoint

Qual deles apresenta mais vantagens?

É praticamente impossível dar uma resposta assertiva sem saber a realidade do grupo de usuários da empresa. Se a instituição é cliente Google, pode ser uma grande vantagem trabalhar com um programa que permanece sendo salvo automaticamente na nuvem, já no pacote Google e que não precisa ser instalado nos computadores, apresentando ótimas possibilidades de edição e poucas possibilidades de problemas com a extensão do arquivo, algo que costumava ser corriqueiro quando o assunto era PowerPoint.

 

Trabalhar na nuvem vem se mostrando uma opção mais barata a médio e longo prazos, para que se possa lidar com novos formatos de trabalho, fora do escritório e com colaboradores de diversas partes do mundo, principalmente. Neste e-book explicamos como escolher a melhor ferramenta de nuvem para sua empresa.

 

Nesse cenário, o Google apresenta uma ferramenta bastante versátil, enquanto o PowerPoint ganha em prestígio e atualizações ao longo do tempo, e lançou algumas novidades para bater as ofertas do Google, caso do PowerPoint Online.

 

Então, quando se fala de negócios, cada caso é um caso, por isso, querendo fazer uma análise mais aprofundada da tecnologia e infraestrutura em sua realidade, entre em contato com um de nossos consultores ou conheça nossos cases!