A integração da equipe dentro da empresa serve tanto para inserir os novos funcionários no contexto organizacional quanto para engajar os colaboradores que já fazem parte do quadro. Trata-se de um processo que aumenta o desempenho de todos, pois é baseado no reforço da importância do espírito de equipe para alcançar os objetivos da organização.

Mesmo diante de tamanha importância, muitas empresas ainda encontram dificuldades para integrar os seus colaboradores, tornando-os eficazes. Elas deixam de aproveitar essa vantagem competitiva, que gira em torno das condições necessárias para que todos exerçam as próprias funções com mais qualidade.

Por isso, preparamos este artigo sobre como a tecnologia pode ajudar no processo de integração da equipe. Continue a leitura e conheça 4 formas de colocá-la em prática.

Otimize a comunicação interna

Reflita sobre o modo como os seus colaboradores se comunicam. Eles dependem de quais ferramentas para agendar reuniões, falar com os clientes e entre si? Por mais que nós saibamos as vantagens do telefone ou e-mail, eles nem sempre são usados da melhor maneira. Um telefonema, por exemplo, não registra o que foi dito.

Acionar por e-mail uma equipe inteira para uma reunião urgente também não parece ser a melhor ideia. Por isso, você pode otimizar a comunicação interna por meio de um comunicador instantâneo. O Gmail, e-mail do Google, além da função óbvia, conta com uma ferramenta de chat. Já o aplicativo Google Hangouts possibilita as videoconferências.

Organize os arquivos em cloud computing

Foi-se o tempo em que pessoas e empresas dependiam unicamente de HDs, pen drives e CDs para armazenar arquivos. Atualmente, basta ter uma conexão à internet para salvar os arquivos em cloud computing, ou seja, na nuvem. Quando são organizados em um servidor virtual, os arquivos podem ser disponibilizados a partir de qualquer terminal.

Isso significa que basta conectar o smartphone, tablet, notebook ou computador ao servidor em nuvem, como o Google Drive, para ter acesso aos arquivos desejados. Estabeleça níveis de acesso, liberando somente os documentos autorizados para um determinado colaborador. Como esse servidor é mais seguro, você garante a integridade dos arquivos.

Compartilhe a agenda on-line

Outro modo de colocar em prática a integração da equipe se dá por meio do compartilhamento da agenda entre os profissionais. Desse modo, um gestor consegue convocar a sua equipe por meio de uma consulta prévia aos horários dos profissionais, sem a necessidade de questionar o que cada um estará fazendo no período solicitado.

Isso pode ser feito pela internet, de modo restrito somente aos colaboradores autorizados e envolvidos — longe de curiosos e pessoas que não têm vínculo com a empresa. O Google Agenda, nesse aspecto, funciona muito bem.

Desse modo, é possível saber o que cada funcionário tem programado para fazer e agendar reuniões com mais rapidez e precisão.

Invista em softwares colaborativos

Editores de apresentações, planilhas e documentos podem ser transformados em softwares colaborativos. Vários profissionais podem trabalhar em um mesmo arquivo ao mesmo tempo, sem que isso atrapalhe o desempenho dos outros. Isso é possível por meio dos editores fornecidos pelo GSuite — ferramenta do Google.

Esses editores salvam os arquivos automaticamente no Google Drive e fomentam o trabalho colaborativo. Uni-los com as demais ferramentas apresentadas neste artigo permite a melhor integração da equipe, que trabalhará com mais sinergia e foco nos resultados. A tecnologia, portanto, tem uma solução perfeita para o seu negócio.

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