ITIL é um conjunto das melhores práticas para a gestão de projetos em TI desenvolvido pelo governo britânico na década de 80 e que hoje foi adaptado e adotado por empresas em todo o mundo que buscam eficiência e uma melhor gestão de processos. O foco é no atendimento das necessidades do cliente e também da forma menos custosa possível.

Veja como aplicar metodologia ITIL pode ser a chave para uma empresa reduzir seus custos ao mesmo tempo que continua crescendo e entregando serviços de qualidade:

ITIL e a diminuição do retrabalho

Muitos não reparam, mas a refação de projetos já entregues e o retrabalho que isso gera podem representar um alto custo invisível para a área de TI, já que, em geral, o tempo investido na correção não foi orçado anteriormente.

A aplicação da metodologia ITIL gera diversos benefícios, que ajudam a derrotar o vilão do retrabalho: desde a automação de processos — que diminui os riscos de falhas humanas — até o fato de garantir que prazos sejam respeitados e mais bem controlados — para que os gestores de projeto consigam separar tempo o suficiente para revisar tranquilamente o que será entregue e corrigir os erros antes da entrega final para o cliente.

Aumento da capacidade de entrega

Muitas vezes sentimos que a equipe não está produzindo o quanto deveria. É muito comum, em um primeiro momento, optarmos por individualizar o erro e concluirmos que a falta de qualidade ou velocidade nos serviços é por causa de alguma peça no time. Contudo, muitas vezes esquecemos que o problema pode ser de nível estrutural.

Ambientes confusos, mal geridos e sem processos predefinidos não permitem que os projetos e funcionários se desenvolvam da melhor forma possível. Antes de pensar em realizar novas contratações, os gestores devem refletir sobre investimentos em metodologias que são capazes de aumentar a produtividade e não geram todos os custos que acompanham os recursos humanos.

A ITIL pode garantir a fluidez e a organização que sua equipe precisa para conseguir aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade, ao mesmo tempo em que mantém o time enxuto e focado.

Retenção de clientes por meio da ITIL

Segundo Philip Kotler, uma das mais tradicionais e respeitadas referências em marketing no mundo todo, conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que investir na permanência de um antigo. Essa é a razão de sempre vermos os bons departamentos de marketing tão focados na fidelização de clientes.

A retenção é a chave para empresas que desejam crescer de forma sustentável e aumentar sua participação no mercado. Não importa o quão acelerada seja a captação de clientes, ela não terá utilidade no longo prazo se não for acompanhada de estratégias para reter a maior parte possível dos captados. Afinal, não adianta adquirir novos clientes se eles posteriormente vão optar por não utilizar novamente seus serviços.

A aplicação da metodologia ITIL soluciona duas das maiores fontes de insatisfação dos clientes: prazos descumpridos e orçamentos estourados.

Quando sua empresa conseguir entregar serviços melhores, de forma rápida e respeitando prazos e orçamentos, conseguirá oferecer uma experiência muito melhor aos clientes e usuários. Assim a retenção desses clientes virá de forma quase que natural.

Essas são da metodologia ITIL para ajudar a sua empresa a reduzir custos e aumentar a lucratividade. Mas não esqueça que esses são apenas alguns dos muitos benefícios que sua aplicação pode gerar para o setor de TI.

Conheça também outra maneira eficaz de gerir os recursos e o trabalho investido nos projetos. Leia o que temos a dizer sobre gestão por processo e confira dicas para realizá-la de forma campeã na sua empresa!