Devido ao crescimento contínuo das empresas, muitos CEOs buscam simplificar os processos internos. Assim, as atividades passam a ser bem divididas e a comunicação é facilitada.

Uma grande preocupação na hora de fazer isso é o investimento que essas simplificações demandam. Mas existem técnicas de trabalho que fazem toda essa modificação por um baixo custo. Quer conhecer uma? Veja aqui o que é matriz RACI e como colocá-la em prática!

O que é Matriz RACI?

RACI é a sigla em inglês para Responsible, Accountable, Consulted e Informed. Na prática, as letras representam as atribuições de cada agente em um processo corporativo.

Sendo assim, elas significam:

  • R: responsável pela execução. São as pessoas que executarão, de fato, a atividade;
  • A: quem tem autoridade para decidir. É o encarregado, ou seja, a pessoa que responde por esse processo e tem o papel de aprovar tudo que for feito;
  • C: quem deve ser consultado. É a pessoa que participa da decisão final e que deve ser consultado antes de alguma coisa importante ser definida;
  • I: quem deve ser informado. Quando uma atividade for concluída ou iniciada, essa é a pessoa que deve ser informada.

Dessa forma, a Matriz RACI pode também ser conhecida como Matriz de Responsabilidade, porque atribui qual é a função de cada um durante um projeto.

Como a Matriz RACI funciona?

Pense um pouco em um projeto que terá quatro etapas: definição, desenvolvimento, testes e implementação. Em cada uma dessas etapas, deverão ser designados os R, A, C e I.

Na primeira etapa, quando estiver definindo o que será feito, por exemplo, o diretor executivo e o setor financeiro devem ser informados de tudo o que está acontecendo.

O gerente da área, nesse caso, pode ser o responsável pela execução dessa tarefa e também o encarregado dela. Já o analista, deve ser consultado para dar o apoio técnico necessário para seu gestor.

Sendo assim, o diretor executivo e o financeiro seriam marcados como I, o gerente seria o R e o A, e o analista recebe a marcação de C.

As demais etapas devem ser organizadas da mesma forma, deixando bem claro qual o papel de cada um.

Como utilizar a Matriz RACI dentro da empresa?

Agora que você já entendeu todo o processo, deve começar a aplicá-lo no seu negócio. E, para fazer isso, não serão necessários grandes investimentos.

Você precisará encontrar uma forma de se organizar e definir a função de cada envolvido. Esse modelo de trabalho pode ser montado em planilhas, editores de texto e até mesmo usando papel e caneta.

Apenas certifique-se de que todas as atividades tenham uma ou mais pessoas designadas para serem os R, C e I. Toda tarefa também deve ter um A, no entanto, essa parte não pode ser compartilhada com outra pessoa.

Quais os benefícios de usar a Matriz RACI?

Utilizar a Matriz RACI nos seus processos, a princípio, será apenas uma forma de se organizar. No entanto, em longo prazo você terá muitos benefícios, como:

  • melhoria na comunicação entre a equipe;
  • facilidade em levantar informações;
  • identificação e minimização das falhas do processo;
  • divisão clara das tarefas;
  • maior senso de responsabilidade da sua equipe, já que todas as pessoas estarão informadas do seu papel;
  • mitigação das dúvidas.

Fica claro que se você fizer bom uso da Matriz RACI e aplicar as dicas que apresentamos dentro da sua empresa, vai conseguir aumentar a produção por um baixo custo. Além disso, os processos da empresa serão facilitados e darão maior segurança às informações que são compartilhadas.

Gostou de saber o que é e como utilizar a Matriz a RACI? Então, compartilhe esse conteúdo com os seus amigos nas suas redes sociais!