O líder precisa apresentar habilidade de liderança — que engloba qualidades como assertividade, adaptabilidade, inteligência emocional e consciência. No artigo de hoje, mostraremos que os líderes transformacionais — que são positivos, inspiradores e que capacitam e desenvolvem seguidores — são os melhores líderes.

Mais valorizados pelos seguidores, eles constroem, dessa forma, equipes com melhor desempenho. Continue a leitura e descubra como desenvolver essas características!

Tenha uma visão clara

O líder aproveita todas as oportunidades que tem para compartilhar sua visão, missão e objetivos com a equipe. Seu trabalho, como líder, é fornecer um caminho claro que os seus colaboradores podem seguir. Sua equipe também deve compreender por que os objetivos que você definiu são valiosos para eles.

Por isso, aproveite todas as ocasiões para explicar-lhes, em detalhes, por que e como a sua visão não só irá melhorar o negócio — mas, também, beneficiá-los. Inclua sua equipe em suas sessões de planejamento estratégico, e sempre peça e dê feedbacks.

Conheça e aproveite seus pontos fortes

O líder tem dons e habilidades naturais de liderança, e possui atributos e forças pessoais que desenvolveu durante a sua vida. Perceber e utilizar esses dons e pontos fortes irão ajudá-lo a ser um líder formidável.

Seja apaixonado

Esta é uma das mais importantes habilidades de liderança. Você olha para alguém com admiração se essa pessoa não se preocupa, de verdade, com os objetivos do grupo? Claro que não!

Os grandes líderes não estão apenas focados em obter resultados dos membros da equipe e não se preocupam apenas em supervisionar tarefas — eles têm verdadeira paixão e entusiasmo pelos projetos em que trabalham. Portanto, comece a pensar de maneira diferente, em como você pode expressar o seu zelo e o seu amor pelos projetos.

Deixe a equipe saber que você se preocupa sinceramente com o seu progresso. Quando uma pessoa compartilhar algo com você ou com o grupo, certifique-se de dizer-lhe o quanto você aprecia essa contribuição.

Viva de acordo com seus costumes e valores

O líder que faz escolhas e toma ações alinhadas com os seus valores morais encontra o sucesso quase sem fazer muito esforço, uma vez que a ética é uma das competências chave da liderança. As pessoas sentirão sua integridade e irão, naturalmente, respeitar sua opinião e habilidade de liderança.

Melhore a comunicação

Ter habilidade de liderança inclui ser capaz de comunicar, de forma clara e específica, sua visão, objetivos, habilidades, intenções e expectativas. Isso inclui, também, a capacidade de ouvir o que as outras pessoas estão dizendo — consciente ou inconscientemente.

Para se tornar um grande comunicador, esforce-se continuamente para melhorar suas comunicações verbais e não-verbais. Estude sobre análise do discurso e linguagem corporal, e aprenda perceba o falado e o não-falado.

Motive os outros colaboradores

Os maiores líderes são aqueles que incluem todos em sua esfera de influência, reconhecendo o valor de cada pessoa e, assim, motivando-os. Para ser um desses líderes, é preciso olhar para além do óbvio e enxergar as pessoas com perspicácia e compaixão. Muitos dos maiores líderes da história admitem que conseguiram chegar ao topo porque um outro líder reconheceu e aproveitou o seu potencial.

Esteja disposto a admitir e aprender com os fracassos

Ninguém é perfeito, e todos cometem erros em suas vidas! Os líderes mais bem-sucedidos sabem que a chave para o sucesso não está em evitar cair — e sim em, uma vez que se cai, aprender com os erros.

Portanto, para exercer uma liderança forte, você também terá que ser capaz de conhecer os seus pontos fracos e os da sua equipe — para que, assim, todos possam saber onde é preciso melhorar, seja através de treinamentos ou de correções nas rotinas e práticas.

Grandes líderes demonstram habilidade de liderança através da abrangência de todas essas premissas. Mas o mais importante é continuar a melhorar a si mesmo, em todos os sentidos possíveis. A pessoa que pensa que é um ­­especialista, na verdade, é quem mais tem a aprender. Nunca pare de aprender. Seja receptivo às percepções e informações de toda a equipe, e busque sempre ir além.

Gostou das nossas sugestões de como aprimorar sua habilidade de liderança? Tem outras dúvidas ou dicas sobre o assunto? Deixe seu comentário e entre para a conversa!