Até pouco tempo ainda era debatida a importância das pequenas e médias empresas “estarem na internet”. Já era considerado um grande diferencial elas possuírem um site e/ou atuação ativa nas redes sociais.

Hoje, com o mundo girando em torno da tecnologia e da web, a mera presença digital não é suficiente. As PMEs precisam também otimizar seus processos com sistemas digitais. Entenda o papel do CEO nesse processo de transformação digital.

Oferecer visão holística

A maioria das empresas está mergulhada em tecnologia e, ao menos parcialmente, passando por um processo de transformação digital, mesmo que o CEO ainda não tenha percebido!

Provavelmente, a equipe de TI trabalha com soluções baseadas em machine learning e com ferramentas na nuvem ou usa dados para analisar o desempenho e tomar melhores decisões. São todos processos digitalmente transformadores. O problema é que esses esforços tendem a ocorrer de forma descoordenada.

Sem o devido enquadramento e orquestração no nível geral da empresa, as melhores iniciativas não conseguirão a atenção e o investimento necessários para oferecerem bom retorno.

Embora seja importante encorajar a autonomia dos colaboradores, é preciso garantir que eles não percam o foco nos objetivos da empresa e tenham uma direção clara para seguir. Apenas o CEO tem o poder de fornecer esse tipo de direcionamento.

Os líderes precisam de uma visão holística das ameaças e oportunidades digitais que partes fundamentais do negócio enfrentam, e de uma maneira de vinculá-los a uma visão global de como o digital está remodelando a paisagem competitiva. Isso traz ordem para o caos de iniciativas e permite que o processo de transformação digital ocorra de maneira coesa.

Liderar a transformação digital com cautela

Dado o ritmo com que a inovação digital está perturbando as indústrias em nível global, não é surpreendente que a maioria dos CEOs sinta pressão para encontrar e implantar a tecnologia certa tão rápido quanto seus orçamentos permitam. Mas, muitas vezes, a pressa pode se tornar uma inimiga.

Ter um bom planejamento de como o processo será executado é fundamental para garantir a melhor alocação de esforços e recursos. Forçar a transformação digital em tempo curto e em todas as áreas de TI ao mesmo tempo pode mais atrapalhar e causar confusão do que ajudar.

A tecnologia digital afeta cada empresa diferentemente, mas em geral cria ou destrói valores em quatro áreas: satisfação do cliente, produtos e serviços digitais, desempenho operacional e preparação para novos modelos de negócios.

Desenvolver um ponto de vista claro sobre as oportunidades ou ameaças em cada um desses pontos apontará quais precisam de mais atenção e maior investimento.

Preparar e capacitar a equipe

Nenhuma transformação digital trará aumento dos lucros sozinha. A equipe é parte essencial e precisar estar preparada para abraçar a nova fase.

Tão crítico quanto priorizar os pontos que precisam passar pelo processo é configurar as capacidades e processos que o habilitarão.

A TI, por exemplo, é muitas vezes o ponto de estrangulamento digital mais apertado por estar atolada em processos antigos e precisando de remodelação significativa para alinhá-los à nova estratégia, ao mesmo tempo em que cria uma abordagem mais ágil ao desenvolvimento.

É preciso definir novos papéis, adicionando novas habilidades e adotando novas formas de trabalhar. A mudança precisa ser cuidadosamente coreografada e definir quem vai liderar o esforço e como ele será sequenciado.

Um verdadeiro líder tem de capacitar e preparar a equipe para a enxurrada de mudanças que virão. Todos precisarão estar empoderados para ter acesso aos dados do cliente e às ferramentas de análise e visualização usadas para interpretá-los — informações que, normalmente, ficam centralizadas em determinado setor ou pessoa, muitas vezes o próprio CEO.

A transformação digital inevitavelmente abala o status quo. Os próprios líderes precisam estar preparados para administrar a empresa de maneira diferente. É papel do CEO preparar a equipe e as estruturas da organização para os desafios que surgirão.

Somente um bom líder garantirá que a transformação não fique só no discurso e o processo seja de fato positivamente transformador para todos.

Receba mais informações sobre a transformação digital e como se preparar para ela. Assine a nossa newsletter!