A produtividade é um dos principais fatores utilizados para avaliar a performance de um time. Uma das formas de aumentá-la é investindo em metodologias que tornam o direcionamento de atividades de cada profissional voltado para as necessidades de clientes e usuários.

Esse é o caso da metodologia ITIL. Composta por 5 volumes, esse conjunto de boas práticas aumenta a disponibilidade do setor, diminuindo o tempo de resposta a solicitações e, como consequência, ampliando a produtividade de cada área.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre a metodologia ITIL!

O que é a metodologia ITIL

A metodologia ITIL (sigla para Information Technology Infrastructure Library, ou Biblioteca de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, em tradução livre) foi criada no final da década de 1980 pela Central Computer and Telecommunications Agency. Ela pode ser definida como um grupo de boas práticas de gestão, manutenção e operação da infraestrutura de TI.

Ela é conhecida pela sua flexibilidade e pela facilidade com que pode ser adotada em diferentes cenários. Em outras palavras, para conseguir obter resultados não há a necessidade de utilizar todas as rotinas propostas: o gestor escolhe apenas aquelas que se adaptam melhor ao perfil do empreendimento.

Qual é o propósito da ITIL V3

O principal objetivo da metodologia ITIL é direcionar as atividades das equipes de acordo com as demandas de usuários e clientes. Para que isso seja possível, a ITIL V3 incorporou uma série de processos e funções que dão mais qualidade, agilidade e capacidade de aproveitar os recursos disponíveis às atividades de cada time.

Independentemente do porte do negócio, a adoção da metodologia ITIL resultará em melhores resultados financeiros, em ganho de performance e capacidade de responder a demandas do mercado.

Por tornar as rotinas do setor mais direcionadas para as necessidades do usuário, essa metodologia terá como principal resultado a ampliação da produtividade da equipe e a sua disponibilidade. Como consequência, demandas serão atendidas em prazos menores.

Os 5 livros da metodologia ITIL

Na sua última versão, a metodologia ITIL foi agrupada em 5 volumes. Cada um deles possui processos e funções diferenciadas, que auxiliam o gestor a definir uma estratégia de mudança interna ágil e de alto impacto. São eles:

1. Estratégia de serviço

Esse volume pretende auxiliar o negócio a encontrar e definir as melhores abordagens para ter um crescimento contínuo no médio e no longo prazo por meio da compreensão das necessidades do usuário. Isso incluirá a otimização de rotinas como a gestão de demandas, a criação de um bom portfólio de serviços e o gerenciamento da estrutura orçamentária do setor.

2. Desenho de serviço

Trabalha com o desenvolvimento de estratégias comerciais eficientes e de alto impacto. Temas como o aumento da disponibilidade de serviços e a capacidade do time de atingir as suas metas são abordados. Além disso, o volume também possui um foco na coordenação eficiente de projetos e a segurança digital da infraestrutura de TI.

3. Transição de serviço

O terceiro volume trabalha com o desenvolvimento, a validação e a entrega de serviços para clientes e usuários. Por meio do foco no usuário, o negócio conseguirá ampliar os seus índices de qualidade e ter mais controle sobre o alcance dos objetivos definidos para o time de TI.

4. Operação de serviço

Voltado para as rotinas diárias da empresa, esse volume auxilia gestores a manter uma infraestrutura capaz de responder a demandas com agilidade. Isso reduzirá o impacto causado por incidentes, além de gerar mais disponibilidade para o time, algo crucial no ambiente corporativo moderno.

5. Melhoria de serviço continuada

O último volume da metodologia ITIL foca na identificação de pontos que necessitam de melhorias e as medidas que devem ser implementadas para mitigar tais falhas. Isso causará uma verdadeira mudança cultural no setor e, diante disso, é crucial que o processo de modificação de políticas internas tenha o apoio e o engajamento de todo o time.

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