O reconhecimento é um dos grandes propulsores do engajamento, condição que pode elevar consideravelmente a produtividade dos colaboradores de uma organização. Quando um líder sabe cultivar esse sentimento entre os seus liderados, sua chance de obter os melhores resultados aumenta consideravelmente.

A valorização de equipes é essencial para manter a moral em alta e o foco nos resultados. Veja neste texto como você pode cultivar a motivação do seu time e mantê-lo sempre como um aliado na busca do sucesso da empresa.

Confiança em primeiro lugar!!

Demonstrar que você realmente confia na capacidade do seu time é um forte fator de motivação e valorização. Isso pode ser aplicado, por exemplo, no momento de delegar tarefas e permitir que cada um realize suas atividades com certa autonomia.

Esse pode ser um bom caminho para elevar a produtividade individual dos colaboradores com ganhos consideráveis para a empresa.

Outra forma de demonstrar confiança em sua equipe é dar a ela liberdade para inovar e apresentar novas ideias. Obviamente, nem todas as propostas apresentarão resultados satisfatórios, mas somente a possibilidade do seu gestor ouvi-la e avaliá-la já é suficiente para estimular os colaboradores, além de despertar sua criatividade e proatividade.

Valorização não precisa ser somente no bolso

É claro que o prêmio financeiro sempre é bem-vindo, mas não é a única forma de motivar e engajar os seus colaboradores. Valorizar o trabalho e as conquistas apenas por meio de bônus pode se tornar algo frio e impessoal. A sua equipe deve ter foco no resultado e no crescimento, não apenas no retorno financeiro.

Reconhecimento que motiva

Para o colaborador, ter o seu esforço reconhecido pelos seus chefes é como receber uma dose extra de motivação. Saber que o seu trabalho está sendo avaliado com a devida atenção faz toda a diferença.

Por isso, expressar o reconhecimento aos membros do seu time é extremamente importante. Não perca oportunidades para creditar as conquistas dos colaboradores e elogiá-los publicamente, sempre que possível.

Não deixe de comemorar

A equipe atingiu um resultado importante? Fechou um grande negócio? Sim, o elogio é importante, mas reservar um momento para comemoração, também. Festejar uma conquista coletiva reforça o espírito de equipe e a sensação de pertencimento dos colaboradores.

Vale um encontro informal, um happy hour ou um churrasco no final de semana. O importante é aproveitar o momento de conquista para reforçar elos e parcerias.

Quando todos crescem, todos ganham

Estimular o crescimento pessoal dos colaboradores é uma excelente iniciativa para agregá-los cada vez mais para o seu time. Além de um salário justo e um bom pacote de benefícios, as pessoas precisam de boas perspectivas de desenvolvimento. Esse é um atalho para a motivação.

Ferramentas auxiliam

Há várias formas de utilizar a valorização de equipes para manter a produtividade em alta entre os seus colaboradores. E há ferramentas que podem auxiliar os gestores a transformar essa prática em realidade.

O G Suite, que reúne as funcionalidades de diferentes ferramentas do Google, é um bom exemplo. Ele pode auxiliar, entre outros processos, na comunicação e conectividade entre os integrantes da sua equipe.

Saiba mais sobre as integrações do G Suite que permitem agregar outras funcionalidades ao pacote do Google. Não deixe de conferir.