Equipes de trabalho remotas reúnem profissionais de diversos campos trabalhando em torno de um mesmo projeto de onde quer que estejam.

Gerenciar uma equipe virtualmente, fazendo com que sua produtividade se mantenha dentro dos padrões esperados pode ser um desafio. É preciso atenção, motivação e contar com as ferramentas certas para garantir a integração dos funcionários e dos arquivos.

Neste post, selecionamos algumas dicas de como gerenciar equipes remotas na empresa com eficiência. Confira!

Use a tecnologia a seu favor

O uso de softwares para controlar seus projetos on-line é indispensável quando se gerencia uma equipe remota, pois com ele se tem ideia de como vai o andamento de cada passo tomado pelos colaboradores. A documentação gerada e disponibilizada para todos é valiosa e deve ser consultada sempre que necessário.

O uso de e-mail é outro forte aliado no gerenciamento de equipes remotas. A dica aqui é mandar mensagens curtas e diretas, utilizando tópicos para facilitar a leitura. Outro aspecto importante é iniciar uma nova conversa sempre que quiser mudar de assunto. Dessa forma, fica muito mais fácil encontrar o que você precisa quando necessário.

No dia a dia, um sistema de chat é algo indispensável para que todos possam tirar dúvidas diretamente e conversar entre a equipe. Há diversas ferramentas disponíveis no mercado, e o melhor de tudo é que, se a conversa estiver atrapalhando o colaborador, há simplesmente a opção de desconectar.

Dica: é importante escolher apenas uma ferramenta, não há necessidade de várias.

Foque no resultado

Para gerenciar equipes remotas é necessário pensar em resultados, evitando o micro-gerenciamento, ou seja, controlar cada atividade dos funcionários. Dessa forma, cada um tem a liberdade para fazer sua rotina.

O que deve ser avaliado é o resultado em um determinado período de trabalho. Vale ser claro quando for o momento definir as metas e lembrar da responsabilidade dos profissionais para alcançá-las.

Planeje as reuniões

Reuniões são extremamente necessárias para gerenciar equipes remotas, o que não significa que tenham que ser intermináveis e sem foco. Inspirando-se no Scrum, elas devem ser estruturadas de forma simples e executadas de maneira rápida.

Liste tópicos e evite sair deles (se alguém quiser fugir ao tema, deixe para o final). Somente chame os colaboradores necessário para o encontro. Seja mediador em caso de conflitos entre funcionários.

Comemore resultados junto aos seus funcionários

Algo que pode parecer não tão importante são as comemorações, mas não é bem assim.

Seus funcionários bateram a meta do mês? Então encontrem-se para comemorar! A empresa teve um crescimento fantástico no ano? Ofereça um final de semana em um resort! A companhia ganhou importantes clientes? Façam uma festa!

Encontros presenciais eventuais para a comemoração de pequenas ou grandes vitórias dão um novo ânimo ao colaborador remoto, algo que pode dar um gás na produtividade.

É importante acreditar na sua equipe — no potencial de cada profissional — e no cumprimento dos prazos, além de respeitar a qualidade de vida dos colaboradores por meio do oferecimento de boas condições para a execução de tarefas e pela política de motivação da empresa.

Com essas dicas alinhadas a um método gerencial adequado para o grupo de trabalho, você encontrará condições ideais para que os resultados sejam surpreendentes.

Gostou das nossas dicas para gerenciar equipes remotas? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!