As planilhas estão presentes no dia a dia da maioria das pessoas, tanto no trabalho como para organização pessoal, permitindo a elaboração de orçamentos, listas para a gestão de tarefas com seus respectivos prazos, quadro de horários e muitas outras coisas. Aqueles que adotam o uso de planilhas em sua vida dificilmente conseguem deixá-las de lado depois disso!

Quando o assunto são as planilhas, durante muitos anos o Microsoft Excel foi o queridinho em praticamente todo o mundo. Por isso, ter conhecimentos básicos e avançados sobre Excel era — e ainda é — muito importante para o mercado de trabalho.

Entretanto, hoje o Excel já não é mais tão absoluto. Outros softwares e aplicativos que também desenvolvem planilhas ganharam espaço, principalmente aqueles online e gratuitos onde não é preciso ter o software instalado no computador. As planilhas Google, por exemplo, são uma excelente opção para facilitar suas atividades diárias!

Você já conhece as funcionalidades das planilhas Google? Continue a sua leitura e veja como essas planilhas podem ser boas e até melhores do que o Excel!

Funcionalidades das planilhas Google

As planilhas do Google contam com uma enorme variedade de funcionalidades. São 11 categorias contendo até 60 funções para cada área. Dentre essas funcionalidades podemos encontrar:

  • banco de dados: armazena informações e preferências tornando seu trabalho mais ágil;
  • analisador: funciona como conversor;
  • consulta: permite retornar e buscar determinadas informações;
  • desconto: função financeira que calcula descontos de forma automática;
  • engenharia: realiza conversão de números para diversos formatos e compara valores;
  • estatística: faz cálculos de estimativas, probabilidades e muito mais;
  • finanças: série de funcionalidades que abrange a área toda de finanças e torna seus cálculos mais ágeis, precisos e eficientes;
  • informações: função que verifica a veracidade das informações inseridas nas planilhas;
  • lógica: funcionalidade que evita erros em suas planilhas;
  • matemática: série de funções que permitem a realização dos mais diversos tipos de cálculos.

Vantagens das planilhas Google versus planilhas Excel

Confira agora as vantagens que as planilhas Google apresentam quando comparadas com as planilhas do Microsoft Excel:

Versão online bastante abrangente

As planilhas do Google funcionam online, através do Google Drive. Já as planilhas do Excel possuem tanto a versão offline – o software que deve ser instalado no computador – e a versão online, um app similar ao das planilhas do Google.

Entretanto, as planilhas do Google são bem abrangentes, com recursos bem completos e variados. O Excel também é – na versão offline. A versão online do Excel, entretanto, deixa muito a desejar, com recursos bem limitados.

Inserção de comentários

A Google permite o compartilhamento de arquivos com diversos usuários e, através dessa funcionalidade, é possível que os outros usuários deixem seus comentários na planilha, algo que pode ser bem útil para a colaboração.

Validação de dados

As planilhas Google possuem uma funcionalidade muito interessante que é a validação de dados. Ela impede que informações sejam inseridas de forma incorreta no seu documento, prevenindo a entrada de dados incorretos e erros de digitação.

Tabelas dinâmicas

Essa função realiza o cálculo dos números das planilhas e os transforma automaticamente em tabelas, que se recalculam sempre quando você inclui ou exclui algum campo. É possível transformar essas tabelas em gráficos com apenas um clique do mouse.

Tabelas dinâmicas são uma funcionalidade extremamente útil para analisar um grande volume de dados.

Autocompletar e autocópia

O grande diferencial das planilhas Google é o recurso de autocompletar que foi acrescentado na busca orgânica. Com esse recurso, podem-se selecionar as duas primeiras células e, com ajuda da função, preencher uma região da planilha com os dados baseados nos contextos das células que foram selecionadas.

As planilhas Google são uma excelente opção para você trabalhar seus dados de fora dinâmica, eficiente e precisa. Isso sem falar na segurança dos seus dados, que ficam gravados em nuvem e são salvos automaticamente.

Experimente utilizar as planilhas do Google para criar pipelines, relatórios, cálculos e muito mais! Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!