O uso da computação em nuvem está em constante expansão no ambiente corporativo.  Mark Hurd, presidente da Oracle, declarou que, até 2025, 80% dos aplicativos vão rodar direto da nuvem. Essa é uma evidência clara de que o armazenamento de dados na nuvem – ou cloud computing – mais que uma tendência, é um caminho sem volta.

Baixe o E-book Guia Completo sobre Cloud Computing

São muitas as ferramentas que podem ser utilizadas remotamente por meio da computação em nuvem, e uma das mais importantes é o gerenciador de e-mails. Confira aqui algumas vantagens em utilizar esse recurso!

Aumento da produtividade

O gerenciador de e-mails com armazenamento de dados na nuvem torna o trabalho do profissional mais produtivo, possibilitando acesso às informações das mensagens em qualquer lugar, a qualquer hora. A mobilidade do sistema agiliza a comunicação com clientes e parceiros, tornando o trabalho da empresa mais dinâmico.

Até mesmo os documentos enviados por e-mail também podem ser abertos e editados na nuvem, não sendo necessário um software adicional local.

Flexibilidade e facilidade de configuração

Os planos dos gerenciadores em nuvem conseguem ser adaptáveis às necessidades de cada empresa. Essas necessidades podem mudar a cada mês e o sistema pode ser flexível a essas mudanças. Algumas empresas, por exemplo, começam com planos gratuitos e passam para planos pagos à medida que o volume de informações aumenta.

Os gerenciadores de e-mails em nuvem também são facilmente configuráveis, adaptando-se à rotina e às preferências de cada usuário. No Gmail, por exemplo, é possível usar marcadores e estrelas para separar e-mails importantes e adicionar descrições.

A capacidade de adaptação do Gmail é tão bem elaborada que a sua integração com a agenda eletrônica do Google permite o agendamento automático de eventos, como voos e reuniões, de acordo com informações encontradas nos e-mails.

Redução de custos

Segundo especialistas, os gastos com tarefas operacionais em tecnologia nas empresas representam cerca de 30% do total do custo relativo a TI. Se as empresas usassem o armazenamento de dados na nuvem, economizaram até US$ 300 bilhões – valor que poderia ser investido no crescimento das empresas.

Isso acontece porque a tecnologia em nuvem dispensa o largo investimento em softwares e hardwares locais, exigindo apenas uma conexão com a internet a partir de qualquer dispositivo móvel ou computador. Até os equipamentos mais simples conseguem rodar os softwares da nuvem, pois todo o processamento acontece nos servidores on-line.

Favorecimento a ações colaborativas

No setor empresarial, fazer os funcionários trabalharem em equipe pode ser um desafio, em especial devido à descentralização das informações e à dificuldade de compartilhá-las e atualizá-las em tempo real. O armazenamento de dados na nuvem é a solução para esse entrave.

O e-mail corporativo, além de levar a marca da empresa, cria um elo entre os funcionários na troca de informações. O Gmail, por exemplo, disponibiliza a função de videoconferência com até 25 pessoas.

As informações compartilhadas podem ser as mais diversas, próprias da rotina administrativa, como revisão de documentos, pautas de reunião, arquivos, entre outras, que podem ser facilmente acessadas, atualizadas e publicadas em tempo real.

O armazenamento de dados na nuvem garante mais segurança

Compartilhar informações no ambiente virtual pode ser preocupante para muitos, o que é válido, levando em conta sua importância. No entanto, a computação em nuvem tem aprimorado cada vez mais seus padrões de segurança.

Gerenciadores de e-mail on-line contam com bloqueadores de spam e vírus muito eficazes, com um banco de dados constantemente atualizado – algo difícil e de alto custo caso fosse feito localmente na própria empresa.

Diversas empresas que atuam na área de inovação tecnológica têm dado o suporte necessário para garantir maior segurança no compartilhamento de informações no ambiente corporativo, como a IPNET, que tem tido êxito em oferecer ferramentas modernas e confiáveis para esse fim.

A gestão de negócios se transformou com o surgimento do armazenamento de dados na nuvem, mudando para melhor graças às inovações que proporcionam às empresas mais produtividade, segurança e um ambiente mais colaborativo.

 

Clique aqui e Migre seus e-mails para a Nuvem da Google com a IPNET.