Aqui na IPNET possuímos um registro que nos mantém atualizados quanto às principais preocupações dos nossos clientes com relação à contratação de serviços de Cloud Computing do Google. Neste post vamos falar sobre alguns desses desafios, que podem ser os mesmos da sua empresa, e abordar algumas sugestões. Aqui vão alguns dos principais pontos que encontramos:

#1 Preço da contratação

Além da falta de budget que muitas vezes acomete uma empresa, muitas vezes o cliente não consegue perceber o potencial de Retorno Sobre Investimento (ROI) que os serviços G Suite podem trazer à médio e longo prazos.

 

Isso acontece, frequentemente, em parte por falta de replanejamento tecnológico e em parte pela falta de processo de adoção de práticas mais modernas de gestão de pessoas, com a consequente redução de custos nestas áreas, o que pode compensar o investimento e aumentar a produtividade e a escalabilidade dos negócios.

 

Uma empresa, por exemplo, que possui colaboradores externos e em várias partes do mundo, com colaboradores em home office, agiliza todos os seus fluxos e processos a partir dos serviços de Cloud do Google (ou de outros serviços de cloud).

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Centralizando tudo a partir dos serviços Google, facilita-se a auditoria, a extensão e a desistência de serviços, com tudo integrado. Os benefícios, dependendo do tipo de negócio, vão bem além dos custos, principalmente para as empresas inovadoras.

 

Aqui na nossa empresa, conseguimos o melhor valor junto ao Google, devido à nossa parceria e certificação, e por isso simplificamos a cobrança dos serviços. Além disso, em geral conseguimos descontos para pacotes que incluem mais de 100 usuários sendo que os descontos nominais percebidos podem ser de aproximadamente 17% a 34%.

#2 Acho que posso fazer isso sem ajuda

Muitas vezes percebemos que os prospects chegam com a dúvida se podem fazer uma migração para cloud sozinhos, sem a nossa ajuda ou a ajuda de uma empresa de consultoria para esses serviços. A resposta é: depende!

 

Depende da magnitude da importância dos dados que serão migrados, da capacitação técnica e expertise da equipe de Tecnologia da Informação, que precisará assegurar que:

 

  1. a) vai saber contratar os serviços que são realmente necessários e gerir a cobrança no formato internacional.
  2. b) vai garantir uma migração planejada e segura.
  3. c) vai manter-se sozinha como suporte constante para esses assuntos frente à empresa.

 

Nós somos experts em migração para a nuvem

Nós sabemos como parcelar (diluir) o seu projeto de migração de forma inteligente. Com nossa expertise, através da qual já migramos centenas de clientes, aplicamos diferentes cronogramas de migração, a depender também da cultura corporativa em questão, e sabemos quais são os prós e os contras envolvidos.

 

Para oferecer ainda mais estabilidade ao período de adaptação, a IPNET oferece alguns tipos de suporte em modalidades tais como

 

  1. Workshop,
  2. Treinamento,
  3. Suporte técnico,
  4. Serviços gerenciados.

 

Neste caso as contratantes contam com:

 

  • suporte humanizado em português,
  • característica altamente proativa, suportando não somente problemas, mas também dúvidas, que são, na verdade, nossa maior demanda, já que os serviços G Suite apresentam índice baixo de problemas técnicos.

 

Atendimento é realizado via telefone, para horário comercial, ou pela abertura de Tickets, 24 horas por dia.

As principais orientações de suporte que fornecemos diariamente são:

 

  • Sobre configurações mais avançadas,
  • informações logadas,
  • filtros e
  • regras, etc.

 

Com nossa experiência com os mais variados perfis de clientes corporativos (com contratantes tais como Prefeitura do Rio, SulAmérica, Peixe Urbano, Light, OAB-SP, OAB-RJ Tim, dentre outros), outro benefício que oferecemos,  além dos já citados, é conduzir as empresas à plena utilização dos Apps da plataforma, o que também costuma acontecer em muitos casos.

Outros benefícios que nosso serviço oferece são:

 

  • NF e boleto bancário, um diferencial em relação à contratação direta,
  • Em relação ao Office 365, por exemplo, conseguimos reduzir custos em cerca de 40% para os clientes,
  • E para cenários On-premises o cliente chega a reduzir 65%.

# 3 Ainda estou desenvolvendo visão de futuro

Depois de adotar um pacote G Suite, conseguimos identificar as seguintes transformações positivas nos diferentes segmentos que adotaram:

 

  • centralização de administração das soluções,
  • equipe ganha espaço para inovação,
  • ganho de colaboração,
  • substituição de licenças Office em usuários básicos, dentre outras mudanças.

 

Qual é a ideia de crescimento e gestão para os próximos 10 anos em sua organização?

Como colocamos no começo deste artigo, é importante compreender que as mudanças acontecem física e virtualmente, mas precisam de integração com processos de gestão que dêem uso total às tecnologias contratadas.

 

É algo do tipo: não adianta se livrar da gestão do maquinário mas manter uma cultura empresarial 2.0.  

Estas questões estão presentes em sua empresa?

Como as dores dos nossos clientes são as nossas dores, procuramos desenvolver cada ação de migração levando em conta a cultura empresarial, oferecendo nossos treinamentos profissionalizados, que demonstram e engajam as equipes para a melhor utilização da nuvem.

 

E se você quiser comparar a situação de empresas que fazem a migração com nossos cases de sucesso, acesse-os aqui!