Na contemporaneidade, é bastante comum que muitas empresas utilizem o Skype para diversas funcionalidades. O aplicativo é bastante útil na comunicação interna, para que os colaboradores de diferentes setores da organização troquem mensagens entre si.

Além disso, o Skype também é bastante utilizado para a realização de chamadas de voz, substituindo as ligações de longa distância, por exemplo. O ponto negativo disso tudo é que muitas vezes acontecem problemas no programa, e as pessoas se veem obrigadas a recorrerem a maneiras mais antigas de se comunicar (e mais caras!). Se isso acontece com você, tenha calma!

O Skype, apesar de ser o mais popular, não é o único aplicativo de Voip disponível de forma gratuita e você não precisa ficar refém dessa ferramenta. Para isso, nós elaboramos uma lista com cinco apps que podem ser uma alternativa ao Skype. Continue a leitura e descubra quais são eles!

1. Viber

Disponível para smartphones dos mais diversos modelos e marcas, o Viber é uma excelente opção de aplicativo de Voip para quem deseja economizar com as chamadas telefônicas.

Ao fazer a instalação do aplicativo em seu celular, ele verificará e mostrará automaticamente a lista de contatos que também possuem o app e assim você saberá com quem pode falar gratuitamente.

Para falar com pessoas que não têm o app ou ligar para telefones fixos, você poderá utilizar a opção chamada de Viber Out, com tarifas bem mais acessíveis que as tarifas telefônicas.

2. WhatsApp

Bastante popular para uso tanto no meio particular como no empresarial, o WhatsApp também pode ser utilizado para chamadas de voz e chamadas de vídeo. No entanto, apesar da facilidade, o WhatsApp exige uma boa conexão com a internet para esse tipo de comunicação,

Desse modo, o popular mensageiro eletrônico pode servir como alternativa para a comunicação por Voip, mas não deve ser a única opção instalada em seu smartphone.

3. VoipCheap

O VoipCheap é um aplicativo pouco popular no Brasil, mas muito utilizado em outros países como a China, por exemplo. Ele funciona tanto para chamadas a longa distância de áudio como para vídeo.

O aplicativo é gratuito nos primeiros 300 minutos de chamadas por semana, mas são cobradas taxas, caso a quantidade gratuita seja ultrapassada.

4. Nimbuzz

Esse aplicativo é bastante antigo, sendo um dos mensageiros que se encontra há mais tempo no mercado. Sem exigir qualquer pagamento, ele permite o envio de mensagens de texto e chamadas de voz.

A principal vantagem no Nimbuzz, em relação aos seus concorrentes, é que ele pode ser utilizam em dispositivos com sistema operacional Java.

5. Google Hangouts

O Google também possui uma plataforma para troca de mensagens de textos e chamadas de voz ou vídeo, o Google Hangouts, que pode ser executado nos sistemas Android e iOs.

Um dos diferenciais que o Google Hangouts possui é a disponibilização de aplicativos que tornam a conversa mais divertida. Além disso, também é possível fazer chamadas de vídeo em grupo, uma ótima oportunidade para empresas que fazem reuniões por videoconferência.

Agora que você já conhece todas essas opções de aplicativos Voip, não precisa mais se preocupar quando tiver problemas no Skype, não é mesmo? Se você gostou das nossas dicas, siga-nos nas mídias sociais — nós estamos no Facebook e no LinkedIn!