Como a mudança é a única coisa constante no mundo dos negócios, a transformação digital nas empresas se tornou um fator imprescindível para sobreviver diante da concorrência. Em qualquer área é essencial entregar uma boa experiência digital para os clientes e os funcionários. E isso requer o uso de aplicações empresariais inovadoras.

Com a exigência crescente dos consumidores, o varejo se deparou com um grande desafio de atender às demandas dos clientes mais diversificados e exigentes. Assim, os varejistas estão experimentando várias maneiras de responder às novas expectativas dos compradores.

Por isso, preparamos este post para você. Esperamos que você aproveite a leitura!

A transformação digital nas empresas é um desafio?

Sim. Esse processo não consiste apenas em aderir a novas tecnologias, pois se trata também de uma mudança na cultura da organização. As demandas empresariais, cada vez mais dinâmicas e inovadoras, requerem atendimento rápido a essas mudanças de necessidades. Por isso, é necessário ter um time sempre preparado para incorporar as novidades.

Desse modo, os líderes e as equipes de TI devem trabalhar de mãos dadas para atender aos requisitos do negócio, impulsionar a inovação e marchar em direção à melhoria contínua.

É assim que a transformação digital funciona: acelerar as atividades comerciais, reduzir custos, melhorar a gestão de tempo, otimizar o fluxo dos produtos no mercado e gerar mudanças positivas nos processos, pessoas e modelos de competências.

Por isso, é preciso que as empresas tenham uma avaliação honesta do seu processo de transformação digital. A partir daí, as discussões devem se dirigir aos objetivos de implementar essa tendência e em como executá-la.

Esse processo resulta na definição de padrões e marcos para alcançar a transformação digital. Para fazer isso, talvez seja necessário procurar a ajuda de terceiros, incluindo serviços de consultoria para avaliar o negócio e sugerir etapas para a progressão.

Quais são os benefícios da transformação digital nas empresas?

Atualmente, velocidade, agilidade e eficiência são os fatores mais esperados das empresas de varejo. Para conseguir isso, os varejistas devem investir em um bom sistema eletrônico, uma base de dados centralizada, um sistema de ponto de venda e em um sistema automatizado de previsão estatística das tendências de mercado.

A transformação digital não reduz simplesmente sua sobrecarga de trabalho e melhora o seu planejamento. Esse processo se torna essencial para lhe proporcionar uma vantagem competitiva e mais alguns benefícios, como:

Redução dos custos de estoque

Um sistema de controle de estoque é uma ferramenta básica para gerenciamento de varejo. Isso permite que você saiba quais mercadorias você tem em mãos e o quanto de cada item você recebeu e vendeu.

Uma vez instalados, esses sistemas atualizam automaticamente seu banco de dados quando os produtos vendem ou se movem de um local para outro — de um armazém para uma loja, por exemplo. Eles também fornecem uma variedade de ferramentas de análise instantânea de dados para acompanhar o seu negócio.

Redução da documentação

O uso da tecnologia no varejo também reduz a quantidade de papelada necessária para registrar os movimentos dos produtos.

Investir na tecnologia de forma adequada pode afetar o negócio positivamente e tornar as operações mais eficientes, além de obter maior rentabilidade, clientes mais satisfeitos e proporcionar uma grande vantagem competitiva.

Aprimoramento da comunicação

Os gerentes de lojas agora podem ter uma comunicação mais efetiva com seus fornecedores. Por meio de sistemas eletrônicos eles enviam documentos como ordens de compra, informações de estoque e dados de vendas em redes de comunicação de terceiros.

Esse é o comércio eletrônico mudando a cadeia de suprimentos. É um método funciona rapidamente e custa menos. Basta que as lojas coloquem seus pedidos antecipadamente, e isso ocorrerá em um ou dois dias. Já no método tradicional, baseado em papel, o processo pode demorar cerca de sete dias, ou até mais, para a entrega.

Uso da tecnologia para compras

Comprar produtos pela internet está se tornando cada vez mais popular. Hoje em dia as pessoas não precisam mais efetuar compras apenas nas lojas físicas. Com o uso da tecnologia nesse setor, é possível efetuar compras onde quer que esteja, basta ter em mãos um dispositivo eletrônico.

Isso traz mais comodidade aos clientes, além de colocar as empresas de varejo em meio à concorrência, visto que a compra online é um diferencial presente na maioria das empresas.

Por que é importante acompanhar o comportamento do consumidor?

Todos os produtos e serviços comercializados giram em torno do comportamento dos consumidores e de como eles responderão a eles. O marketing efetivo de um produto pode ajudar a entregar o produto certo às pessoas certas.

O comportamento do consumidor se trata do conhecimento do que os consumidores precisam e querem comprar e quais os bens e serviços estão disponíveis para satisfazer suas demandas. Nas lojas físicas há menos maneiras de entender quais são os hábitos do cliente, então, como os varejistas podem compreender o comportamento do cliente?

Para fazer isso, uma combinação de tecnologias digitais e de processos operacionais inovadores de execução e monitoramento efetivos são fundamentais. Os varejistas online têm a vantagem de poder manter uma visão geral e completa das informações em torno de seus clientes e seus hábitos de compra.

Por exemplo, quais partes do site são acessadas e quais os itens que os clientes mais valorizam — no entanto, os varejistas de lojas físicas estão em posição de desvantagem, pois têm muitas dificuldades para coletar informações similares nas lojas.

Qual a importância de trabalhar o relacionamento com o cliente?

Não há como negar o fato de que o atendimento ao cliente é importante para qualquer negócio. A qualidade desse serviço aumentará ou degradará a fidelidade do cliente com sua empresa.

É por isso que é tão importante entender como as novas tecnologias podem ajudar o varejo a antecipar as necessidades dos clientes, adaptar os processos de negócios para melhor servir os clientes e, finalmente, melhorar a eficiência do seu negócio.

Existem alguns canais capazes de ajudar a fornecer vantagens importantes para as empresas e ajudar na fidelidade do cliente, melhorando o atendimento:

Sites

Fornecer áreas em seu site onde os clientes podem responder suas próprias perguntas ou buscar respostas de outras pessoas.

E-mail

Usar o e-mail como forma de melhorar o atendimento ao cliente e responder mais rapidamente a determinadas necessidades ou solicitações de ajuda.

Programas

Melhorar o gerenciamento de relacionamento com clientes por meio de ferramentas de coleta de dados mais sofisticadas, como um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

A transformação digital nas empresas é a verdadeira mudança que está causando uma tempestade no mundo dos negócios. Seu impacto não é sentido apenas nas operações, mas também nas estruturas industriais e em todos os níveis da organização.

Líderes empresariais e CIOs estão evoluindo para garantir que a transformação digital, junto a cultura de inovação, esteja agregando valor aos negócios e trazendo mudanças produtivas.

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