A segurança de dados em nuvem sempre foi um tema controverso. Quando a computação em nuvem tornou-se popular, houve inúmeras startups de hospedagem que não levaram a sério a segurança e, consequentemente, danificaram a reputação da indústria.

Na verdade, as soluções em nuvem não são intrinsecamente mais seguras ou menos seguras do que nos servidores hospedados localmente ou tradicionalmente. Na realidade, existem diversas vantagens que uma solução em nuvem tem em relação ao armazenamento tradicional, quando nas mãos de um provedor de serviços de nuvem experiente.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dessas vantagens que devem ser consideradas ao definir o armazenamento de dados da organização. Confira!

Pequenas empresas são mais vulneráveis do que centros de armazenamento

Manter seus dados em seu servidor local, em seu escritório, é comparável a encher dinheiro em um colchão. Em última análise, sua melhor alternativa é colocá-lo no banco. Quando você procurar por uma empresa de armazenamento de dados, encontre uma que nunca foi hackeada ou comprometida, que passe por auditorias regulares do governo e mostre um longo histórico de sucesso.

A internet é fisicamente indestrutível

A internet continuará ativa, independentemente da catástrofe, isso porque não é fisicamente vulnerável à destruição. Se alguma coisa acontecer com seu escritório — incêndio, inundação, roubo ou corrupção de servidor antigo — você poderá voltar a trabalhar rapidamente, pois seus dados estarão disponíveis na internet.

Instalações de armazenamento têm segurança de ponta

A segurança do sistema legado pode ser pouco confiável e difícil de implementar. Ela inclui o terminal, a estação de trabalho e o navegador. Os sistemas legados se originaram antes que os crimes de computador se tornassem predominantes. Portanto, impedir o acesso a computadores no local costumava ser suficiente para bloquear hackers.

Mas as empresas ainda contam com esses sistemas hoje em dia, muitas vezes usando-os em conjunto com a infraestrutura da nuvem e serviços de backup e recuperação. Isso torna os sistemas legados cada vez mais vulneráveis aos hackers. Em muitos escritórios, uma porta trancada é a principal defesa para proteger o equipamento de TI, arquivos importantes e dados pessoais e comerciais.

 Em contraste, os centros de dados dos provedores de serviços de nuvem têm defesas de segurança física em várias camadas. Essas instalações são policiadas por guardas, câmeras, senhas de entrada sofisticadas e portas abóbadas. Tais instalações são complexas para garantir a integridade física dos dados armazenados.

A segurança de dados está garantida em caso de humanos mal-intencionados

Quando os dados são armazenados na nuvem, funcionários, vendedores e visitantes estão fisicamente separados dos dados de missão crítica da empresa.

Assim, os dados permanecem seguros, pois é muito difícil, para não dizer impossível, que algum de seus colaboradores, por exemplo, que esteja por alguma razão desapontado com a organização, corrompa seus arquivos, baixe vírus ou destrua seu hardware de armazenamento, ou mesmo que terceiros tropecem em dados e os usem negativamente. O risco humano diminui.

Você pode continuar trabalhando, mesmo que seu computador se danifique

Todos os laptops, desktops e outros equipamentos eletrônicos irão um dia parar de funcionar. E quando acontecer, você ainda terá trabalho a fazer. Você pode voltar ao negócio imediatamente com um backup de dados em nuvem, recuperação de desastres e acesso a área de trabalho remota. Desta forma, a computação em nuvem protege mais do que os seus dados: ele protege a continuidade de seus negócios.

Se você gostou do artigo sobre segurança de dados, aproveite e leia também nosso texto sobre Google Cloud Platform, o serviço de Cloud Computing provido pela Google!