A tecnologia traz uma série de mudanças para o ambiente corporativo. Ela auxilia o negócio a deixar de lado a baixa produtividade, reduzir o tempo de resposta às demandas do mercado e flexibilizar processos. Além disso, gastos são eliminados, gerando mais recursos para a companhia realizar novos investimentos.

Nos últimos anos, ferramentas de TI ganharam um papel de destaque grande o bastante para uma nova tendência surgir, a transformação digital. Saiba mais abaixo!

Como a transformação digital está mudando o ambiente de negócios

Muitas tendências em TI são vistas por gestores como algo que está em um futuro muito distante. Porém, a transformação digital está mostrando que essa é uma visão errada. As mudanças estão ocorrendo rapidamente e, nesse cenário, quem não se adaptar pode perder espaço no mercado.

Por meio das soluções de TI corretas, o negócio evita quedas de performance e melhora o seu posicionamento no mercado, por meio de serviços inteligentes e flexíveis.

Essa é a transformação digital, tendência que está colocando a tecnologia no centro do ambiente de negócios, agilizando rotinas e criando processos corporativos integrados e com foco nas demandas de clientes e parceiros comerciais.

O papel do líder de TI no ambiente corporativo moderno

No ambiente corporativo moderno, o setor de TI possui um papel-chave. Ele é responsável por manter funcionais e com bom rendimento toda a infraestrutura de dispositivos e sistemas digitais do negócio. Nesse cenário, o trabalho do gestor de TI é fundamental para que a área possa promover mudanças e criar processos mais eficazes.

O gestor de TI deve manter uma rotina dinâmica, comunicando-se com todas as áreas em busca de feedbacks e possibilidades de alinhamento de estratégias.

Esse é um passo simples, mas que pode ter um papel chave para o negócio: quando o setor de TI trabalha lado a lado com outras áreas, o gestor pode otimizar rotinas conforme as necessidades e metas da empresa, efetuar investimentos de alto retorno e, assim, gerar mais resultados.

Principais tendências de TI do mercado

Para ter a tecnologia no centro das rotinas do negócio, a empresa deve ficar de olho nas tendências de TI do mercado. Ao analisar as métricas internas, os objetivos de médio e longo prazo, além dos fatores que impedem o negócio de atingir as suas metas, o gestor consegue identificar as tecnologias que podem auxiliar o empreendimento a ter um funcionamento de ponta.

Entre as principais tendências de TI para ficar de olho nos próximos anos, destacamos:

Investimentos em segurança digital

A segurança digital sempre foi um dos pontos mais importantes de qualquer processo de gestão e governança de TI. Porém, com o aumento da digitalização de processos e a integração de novas tecnologias no ambiente corporativo, ela ganhou um destaque maior para empresas, que agora lidam com um fluxo contínuo de dados em meios digitais.

Nesse cenário, investir em segurança digital se tornou estratégico. Companhias que podem garantir a integridade de seus dados possuem mais facilidade para gerar novas oportunidades de negócio e, com isso, atingir um público maior.

Cloud computing

O cloud computing está revolucionando a forma como empresas lidam com tecnologia. Essa solução permite que empreendimentos tenham uma rotina mais integrada, ágil, escalável e econômica. Além disso, a possibilidade de gerenciar recursos de maneira centralizada e em qualquer aparelho com acesso à web traz mais mobilidade e performance para qualquer negócio.

Mecanismos de análise de dados

A análise de dados é um ponto básico das rotinas de análise de mercado. Utilizando tecnologias, como o Machine Learning e o Big Data, para identificar tendências e melhorar processos, a companhia tem uma capacidade maior de se preparar para mudanças do mercado. O foco das rotinas e serviços será mais direcionado para aquilo que o cliente precisa, melhorando a recepção dos serviços da empresa.

Gostou do nosso post sobre o papel do TI na transformação digital? Não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e comentar qual é a função da tecnologia na sua empresa. Até a próxima!