A prática da colaboração em nuvem tem se firmado no mercado a cada dia mais, superando a baixa expectativa e o descrédito do passado. O assunto se tornou um dos mais comentados no mundo inteiro, passando a ser uma estratégia competitiva entre empresas de diversos segmentos.

Essa famigerada tecnologia possibilita que informações não dependam mais de aparatos físicos para serem armazenadas. 

Isso significa que as possibilidades de integração são ampliadas de forma incrível, facilitando o ambiente corporativo.

Disponibilidade e confiabilidade são termos que andam de mãos dadas com a colaboração em nuvem, mas ainda existe uma resistência dos mercados mais conservadores que não conseguem enxergar muito bem as vantagens proporcionadas.

Neste artigo, vamos mostrar por que é vantajoso ter uma nuvem colaborativa em sua empresa. Continue acompanhando!

Produtividade

colaboração é uma das principais vantagens desse recurso, que eleva a produtividade dos processos digitais das empresas. Com o cloud computing, a colaboração interna é capaz de aproximar desde os funcionários da instituição até parceiros de negócios.

Isso acontece porque ao armazenar os dados na nuvem, o compartilhamento de informações acontece de forma mais ágil e absolutamente digital. Vários usuários podem estar conectados ao mesmo documento simultaneamente – uma gestão incrível de edição colaborativa.

Com a nuvem, a comunicação interna na empresa é melhorada, garantindo praticidade, velocidade e otimização nos processos.

Mobilidade

A popularização dos smartphones e tablets transformou a realidade do acesso de dados no mundo inteiro. Agora, é possível participar de reuniões em qualquer lugar, responder e-mails a qualquer momento, entre outros.

O fato de poder acessar informações em qualquer lugar, com conexão online, é fruto da tecnologia colaborativa, a maior responsável pela expansão.

Por meio dela, todo tipo de profissional tem a chance de receber mobilidade nas condições de trabalho. Sem o armazenamento na nuvem, seria necessário manter os dados importantes em HDs externos que poderiam ser perdidos, danificados ou roubados. Esse pesadelo acabou.

Custo reduzido

A tecnologia possibilita maior economia ao diminuir custos com aquisição e manutenção de materiais, oferecendo uma alternativa flexível e capaz de acompanhar o crescimento dos empreendimentos.

Antes da tecnologia da nuvem, as empresas precisavam se importar com a compra de servidores de última geração. Por ser uma opção cara, as organizações com poucos colaboradores se sentiam desestimuladas e buscavam uma solução mais rentável.

Hoje, suas informações podem rodar no mesmo servidor que os dados de empresas gigantes no mercado.

Com a colaboração em nuvem, o empregador não precisa mais investir grana em uma infraestrutura complexa e cara. 

Ao invés disso, ele pode comprar, mesmo online, os serviços de computação adequados para a realidade da empresa. Tudo se resolve em uma compra rápida, segura e auto instalável.

Em casos de pico de utilização, é possível contratar pacotes que poderão ser facilmente descartados depois. Ou seja, tudo é mais personalizado, prático e econômico.

Segurança

Você se lembra de alguns termos como “o HD queimou” e “perdemos todos os arquivos”? Na computação tradicional, essa realidade é muito comum. Afinal de contas, as falhas no disco rígido são capazes de fazer todos os dados irem para o espaço.

Quando um computador ou dispositivo móvel enfrenta algum problema no armazenamento da nuvem, os dados guardados não são afetados.

Não importa se o seu computador for roubado, se o seu celular parar de funcionar ou qualquer coisa parecida. Uma vez registradas na nuvem, as informações são mantidas em maior segurança, reduzindo as dores de cabeça com a perda de arquivos importantes.

A IPNET Soluções é uma empresa com 16 anos de mercado, atuando com soluções personalizadas para fornecimento de aplicações para colaboração em nuvem. Entre em contato e transforme de vez a realidade da sua empresa!