A falta de comunicação prejudica o trabalho em equipe, gera retrabalho, baixo desempenho do time, acarreta rotatividade de pessoal (turnover) e influencia negativamente até na imagem da empresa, porque passa a sensação de descontrole para os públicos de relacionamento.

Separamos para você quatro situações que comprovam como a falta de comunicação prejudica o trabalho em equipe e dicas de como conseguir uma comunicação interna eficiente. Acompanhe:

Falta de comunicação oficial

Quanto menos informação os colaboradores tiverem em relação aos processos da empresa, maior a força da famosa “rádio corredor” ou “rádio peão”. Na maioria das vezes são boatos, muitas vezes sem fundamento, que acabam prejudicando os resultados. Sem informação oficial da empresa, as pessoas ficam abaladas emocionalmente, por imaginar situações que, muitas vezes, nem existem.

Quando a empresa não se posiciona, cria um ambiente de ansiedade entre os funcionários. Estes, por sua vez, vão procurar respostas com seus colegas (que também não as têm) e começam a especular um monte de situações, fomentando a “rádio corredor” e contribuindo pouco para o desenvolvimento da empresa e da equipe.

Ineficiência dos veículos existentes na empresa

Mesmo que a empresa possua um canal de comunicação formal como jornal, mural ou intranet, se os veículos não forem corretamente alimentados, de nada adiantará. Compreende-se por corretamente alimentados conteúdos coesos e objetivos, que transmitam de forma clara e direta a mensagem para a equipe, permitindo que esta consiga entender as mensagens transmitidas. A falta de periodicidade na atualização desses canais também é um erro que acarreta no desinteresse do funcionário.

Falta de feedback da liderança

Uma falta grave da liderança é negligenciar a importância do retorno das solicitações da equipe. As pessoas se sentem pouco prestigiadas quando são negligenciadas e se comprometem pouco como uma forma de defesa.

Comunicação que não sensibiliza

De nada adianta ter uma informação e um veículo para divulgá-las se você não atinge a mente e o coração da equipe.

Como ter uma comunicação eficiente com a minha equipe?

Seja empático

Ouça a equipe e se coloque no lugar dela quando a situação necessitar de mais energia e compreensão. Assim, você poderá conhecer melhor as necessidades e identificar pontos a serem melhorados, e ganhar a confiança do time. Uma boa comunicação também depende do comprometimento de todos. Conquiste sua equipe e terá grande parte dos problemas resolvidos.

feedback

Mesmo que você não tenha uma resposta pronta, posicione a equipe sobre o que está sendo feito para resolver a questão solicitada, fornecendo as informações sobre o andamento da solicitação. A equipe sentirá que você está empenhado na resolução da problema e você ganhará a confiança do time. Mas atenção! Realmente resolva as questões e dê o retorno, mesmo que negativo. Faça-os entender que pelo menos você tentou.

Invista no endomarketing

Uma comunicação eficiente, feita de forma a sensibilizar o colaborador para a importância de uma conduta ou procedimento, garante resultados mais eficazes. Por este motivo, empresas de grande e médio porte investem em endomarketing, que é o marketing voltado para dentro das necessidades das organizações.

Caso sua empresa não possua um setor de RH ou setor de Comunicação que possa auxiliá-lo nesta questão, pense em fazer reuniões mais próximas para conquistar a equipe e motivá-los a alcançar o objetivo que a empresa precisa.

Descentralize as informações

Toda equipe possui líderes naturais, pessoas que têm facilidade de transmitir informações e que possuem o respeito dos colegas devido a uma postura idônea. Traga essas pessoas para perto de você e os alimente com informações estratégicas para o alcance de metas. As informações descerão até os níveis hierárquicos mais baixos e, como resultado, você terá uma equipe mais engajada.

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