A comunicação no ambiente organizacional é tão essencial quanto aquela realizada perante os clientes de uma marca. Afinal, difundir informações objetivas e claras, por meio de canais efetivos, e permitir que elas sejam compreendidas pelos colaboradores só tende a otimizar as atividades e garantir bons resultados.

No entanto, engana-se quem pensa que a comunicação interna exige grandes investimentos em mecanismos sofisticados e complexos. Uma simples mudança de hábito, no próprio convívio, já é capaz de transformar rotinas, diminuir erros de interpretação e melhorar o clima empresarial.

Os funcionários devem ter conhecimento de que podem comunicar-se com colegas de time e superiores em prol de elevar os indicadores de uma empresa por meio do crescimento de produtividade.

Confira, neste post, algumas dicas de como elaborar uma gestão de comunicação interna eficaz no seu negócio. Boa leitura!

Promova uma cultura de compartilhamento

Estimule os colaboradores a compartilharem boas ações e informações relevantes à companhia e ao desenvolvimento profissional. Nesse caso, selecione os canais de divulgação mais efetivos conforme a cultura de sua empresa — seja por intermédio de e-mails, jornal-mural, painel informativo, redes sociais etc.

Considere ferramentas com as quais os seus funcionários estejam acostumados, pois definir algo muito complexo em um cenário de mudança não ajuda em nada.

Já para o compartilhamento efetivo de dados, uma excelente ferramenta é o Google Drive — tecnologia que permite o armazenamento de arquivos na nuvem e possui apps para sincronização para Android, Mac e Windows. Dessa forma, todo o time terá acesso a qualquer informação em qualquer lugar, o que facilita e agiliza as atividades como um todo.

Mantenha um canal de comunicação aberto para ouvir os funcionários

É de grande relevância que você também ouça sua equipe. Essa relação garante que haja troca de informações que serão utilizadas nos processos da corporação. Além disso, é um excelente momento para obter feedbacks, analisar sugestões, criar elo profissional e certificar-se de que os conhecimentos transmitidos estão sendo compreendidos.

O profissional que é ouvido e integrado no processo organizacional sente-se valorizado, importante e ativo, o que aumenta o engajamento e a produtividade.

Verifique se o meio de comunicação oficial selecionado abre espaço para um diálogo e sempre mantenha esse canal funcionando, não somente no quadro oficial como também em situações informais. Preze sempre pela satisfação da sua equipe.

Reduza ao máximo o ruído de comunicação

O ruído de comunicação ocorre quando alguém recebe uma informação e não a compreende, ou o faz de maneira incorreta. Com isso, a mensagem será repassada de maneira totalmente alterada e errada, podendo gerar fofocas, desconforto e contendas, prejudicando o clima organizacional.

Todas as informações que forem veiculadas devem ser estruturadas da melhor forma possível. Se for algo que diz respeito a uma única pessoa, o correto é procurá-la. Se, mesmo assim, existir a suspeita de ruído, publique imediatamente uma nota para esclarecer qualquer tipo de mal-entendido.

Analise a eficácia e o impacto das ações

A grande maioria das empresas modernas desenvolvem diversas ações de comunicação interna com o objetivo valorizar a imagem e a credibilidade da corporação, além de engajar e garantir um ambiente cada vez melhor para os seus colaboradores. No entanto, muitos empreendimentos ainda não conhecem a importância de medir os resultados dessas práticas.

Nesse sentido, pode-se destacar duas maneiras de realizar essa análise:

  1. Fazer pesquisas de satisfação com as equipes.

  2. Monitorar a taxa de engajamento dos funcionários em épocas sazonais.

Dessa forma, entre outras vantagens, será possível descobrir o que funcionou melhor e o que deve ser mudado, além de detectar o que pode gerar otimização de custos e soluções mais eficazes nas próximas campanhas internas.

Esperamos que as dicas abordadas neste post possam te ajudar a tornar a comunicação interna eficaz. Para isso, basta colocá-las em prática. Assim, sua empresa se tornará mais competitiva e conquistará um lugar de destaque no mercado rapidamente.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite o gancho desta leitura e descubra como a falta de comunicação prejudica o trabalho em equipe!