Toda empresa busca estratégias para melhorar a produtividade de seus profissionais. Nesse contexto, os gestores atuam continuamente, implementando métodos que contribuam para a melhora do fluxo de trabalho e a eliminação de gargalos operacionais.

Os motivos são simples. Um time mais produtivo consegue atender a demandas com agilidade, sem que erros sejam frequentes. Dessa forma, o negócio consegue trabalhar de maneira estratégica, com serviços sempre alinhados às necessidades do mercado.

Quer saber como medir e melhorar a produtividade de todos os seus times? Então, confira o nosso post de hoje!

A importância de possuir um time produtivo

A produtividade de uma empresa é um fator estratégico e que impacta diretamente na lucratividade do negócio. Ela influencia na capacidade do empreendimento de atender a demandas internas e externas, assim como nos seus custos operacionais.

Uma baixa taxa de produtividade também é um sinal de problemas maiores. Quando uma área do negócio não consegue lidar com aquilo que lhe é solicitada, a companhia perde prazos e, com isso, deixa de realizar negócios. Além disso, o sucesso de projetos internos é prejudicado, comprometendo ainda mais a competitividade da empresa.

O que fazer para medir a produtividade da sua equipe?

Medir a produtividade de um time é um dos primeiros passos para tornar a companhia mais eficiente. Por meio desse processo, gestores podem identificar quais são os pontos com mais problemas. Da mesma forma, pode-se rastrear o impacto causado por medidas de melhoria com alta precisão.

A criação de prazos é um método simples para identificar como cada time atua. Eles devem ser definidos de acordo com o tipo de trabalho, a urgência da rotina e o perfil do time que a está executando. Assim, o gestor consegue identificar a capacidade de cada profissional manter-se com alta produtividade mesmo em momentos de grande demanda.

Ao lado dos prazos, os indicadores atuam como uma forma de aumentar a visão que o gestor possui sobre os times, considerando vários fatores. Defina métricas para identificar o número de erros, a taxa de retrabalho e a aderência de profissionais às metas. Assim, você poderá identificar o que está errado na estrutura do negócio.

Estratégias para melhorar a produtividade dos seus times

Uma vez que o negócio tenha identificado quais são os pontos que necessitam de melhorias, é fundamental investir em estratégias para melhorar a sua produtividade. Elas devem ser moldadas de acordo com os pontos problemáticos e o impacto que os mesmos apresentam para a empresa a médio e a longo prazo.

Inicialmente, deve-se criar um canal de feedbacks contínuos. Por meio dele, gestores conseguem facilmente instruir todos os times a melhorarem as suas rotinas.

A integração de novas ferramentas de TI deve ser feita de acordo com o perfil da empresa. É importante que elas contribuam para criar mais produtividade e colaboração em todas as áreas — dessa forma, problemas serão solucionados com mais agilidade.

Também é importante que as tarefas sejam distribuídas de maneira inteligente. Direcionando processos de acordo com o perfil de cada setor, o gestor pode reduzir prazos e maximizar as chances do empreendimento manter-se aderente aos seus prazos.

Gostou do post de hoje? Como você buscaria melhorar a produtividade na sua empresa? Tem mais dúvidas sobre o assunto? Deixe seu comentário e conte tudo pra gente!