O sistema de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é a ferramenta mais importante para garantir a eficiência da equipe de vendas de uma empresa. Mas, para que ele possa ser mais bem aproveitado, fazer a sua integração às demais ferramentas de gestão empresarial é fundamental.

O G Suite é uma dessas ferramentas e, neste post, vamos dar dicas para melhorar a empresa usando essa integração. Continue a leitura e confira!

Quais as ferramentas do G Suite?

O G Suite é uma plataforma de aplicativos da Google que foi criada para ajudar as empresas em seu dia a dia. O principal benefício dessa plataforma é que ela é on-line e isso facilita o acesso às informações e evita a perda de dados.

A plataforma oferece 4 tipos de aplicativos:

  • conectar: Gmail, G+, Hangouts e agenda;

  • criar: documentos, planilhas, apresentações, formulários, sites e Keep;

  • acessar: drive e Google Cloud Search;

  • controlar: console de gerenciamento, Vault e dispositivos móveis.

Como funciona a integração do G Suite ao CRM?

Atualmente, a grande maioria dos CRMs do mercado já tem integrações nativas com o G Suite. Esse acesso direto entre as duas plataformas é essencial para manter os dados atualizados e equalizados.

Além disso, a integração facilita a navegabilidade entre as duas plataformas. Na prática, isso significa que você não precisa sair de uma ferramenta para acessar a outra.

Quais são as dicas para melhorar a empresa usando a integração do CRM ao G Suite?

Ter um CRM integrado ao G Suite e não utilizar todo o potencial disso é perder oportunidades. Para aproveitar melhor essa integração, vamos dar 4 dicas valiosas que vão potencializar a sua equipe de vendas.

Atualize informações no CRM direto do Gmail

Tendo o CRM integrado ao G Suite, é possível acessá-lo de dentro de um e-mail recebido. Alguns CRMS permitem até que seja gerada uma tarefa a partir de um e-mail.

Essa funcionalidade ajuda a controlar o andamento das negociações e a tomar ações mais acertadas.

Use o Google Agenda para controlar os seus compromissos

Um problema bastante comum é ter reuniões com o cliente agendadas no CRM, mas esquecer-se de registrá-las em sua agenda geral de compromissos. Por meio da integração, os compromissos agendados no CRM são replicados automaticamente na Agenda do G Suite, mantendo um controle único e evitando conflitos.

Tenha fácil acesso aos documentos relacionados a cada negociação usando o Drive

Armazene toda a documentação gerada ao longo da negociação com cada cliente diretamente em uma pasta no Drive. Isso mantém os dados sempre atualizados e permite que outras pessoas da empresa tenham acesso, sem que seja necessário utilizar o CRM.

Utilize o Hangouts para fazer reuniões com clientes e com a equipe

Com a ajuda do Hangouts, é possível reduzir (e muito) os custos com as reuniões presenciais. E, por meio da integração entre o G Suite e o CRM, é possível acessar as informações durante a reunião e fazer as atualizações em tempo real.

Os benefícios de fazer a integração entre o G Suite e o CRM da sua empresa são vários. Se você gostou das nossas dicas para melhorar a empresa, entre em contato para conhecer melhor tudo o que a plataforma G Suite pode fazer pelo seu negócio.