A terceirização da área de TI é uma estratégia adotada por muitas empresas. Seja no caso dos negócios de pequeno porte — que têm dificuldades para manter um grande time de TI interno —, ou em empreendimentos que pretendem reduzir a complexidade dos seus processos, essa solução traz mais competitividade para a companhia e melhorias para o setor.

Quer saber como isso ocorre e por que a terceirização da área de TI pode ter um papel de destaque para o negócio? Então confira o nosso post de hoje!

Maior retorno sobre o investimento

A terceirização da área de TI pode trazer um retorno para a companhia muito maior quando comparada com a criação e o treinamento de um time de técnicos contratados diretamente.

Por meio dessa solução, a empresa elimina a necessidade de efetuar os processos de contratação, capacitação e administração de um time de TI completo.

Como consequência, os gastos na área são reduzidos, uma vez que o negócio pode focar diretamente na resolução de suas demandas.

Possibilidade de focar nas rotinas importantes de TI

O foco nos processos críticos pode trazer muitos benefícios para o negócio. Quando o gestor de TI investe muitos recursos em rotinas que não estão direcionadas diretamente ao “core business” da área, as chances do setor apresentar um desempenho de baixa qualidade ou não conseguir agregar valor aos serviços da companhia são altas.

Com o auxílio da terceirização da área de TI, a empresa pode ter um melhor direcionamento das suas atividades. Os processos serão executados por profissionais com habilidades guiadas exatamente para as demandas internas.

Dessa forma, a companhia garantirá que projetos estratégicos e rotinas que impactam diretamente nos resultados comerciais tenham a melhor performance possível.

Redução da complexidade operacional

A terceirização da área de TI também simplifica os processos de gestão do setor. O gestor poderá delegar o gerenciamento de várias rotinas secundárias para profissionais contratados pelo serviço de outsourcing. Dessa forma, ele poderá focar em processos estratégicos.

Rotinas de manutenção de software, backup de dados e apoio ao usuário serão direcionadas para profissionais externos. Com isso, o time de TI interno poderá focar em outras atividades mais importantes.

Além disso, a criação e remodelação de processos será de responsabilidade da empresa contratada, eliminando boa parte do trabalho do gestor de TI.

Diminuição dos gastos

Ao contratar um profissional, uma empresa deve passar por vários processos, que aumentam os custos e podem impedir o aumento de um time. Isso é válido especialmente em projetos temporários, quando a equipe tem que ter a sua estrutura modificada por um prazo curto. Mas, com a terceirização da área de TI, essa realidade é diferente.

Com essa solução, a empresa pode modificar o tamanho do time de TI sempre que for necessário. Isso não só implica em um tempo de resposta a demandas menores, mas também em uma maior capacidade de eliminar gastos: o valor necessário para manter um time de TI será sempre proporcional ao que o negócio necessita, abrindo espaço para novos investimentos a médio e longo prazo.

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