Empresas modernas podem utilizar várias estratégias para atingir seus consumidores. Uma delas é o geomarketing. Flexível, essa abordagem pode ser integrada a políticas já existentes para melhorar o impacto causado pelas peças de marketing e ofertas da empresa e, assim, alcançar melhores resultados a médio e longo prazo.

Quer saber como isso ocorre? Então confira este post até o fim!

O que é geomarketing?

O geomarketing é uma estratégia de marketing em que a empresa personaliza as suas mensagens, ofertas e conteúdos conforme a localização do seu cliente. Ela é utilizada em meios físicos ou digitais e tem como objetivo tornar a conexão da marca com o consumidor mais simples, direta e profunda. Dessa forma, a companhia amplia a sua capacidade de criar novas oportunidades de vendas.

Como o geomarketing é utilizado pelo negócio?

Atualmente, o geomarketing pode ser executado por meio de pesquisas e com o auxílio da tecnologia. Em ambientes físicos, como lojas, o geomarketing é adotado com o apoio de pesquisas locais, em que a empresa compreende o seu público e define as suas peças de publicidade de acordo com características locais, como gírias ou expressões regionais.

No ambiente digital, o negócio que investe em geomarketing pode utilizar aplicativos personalizados, GPS e informações que são compartilhadas pelo consumidor para definir as suas mensagens. Como mostraremos adiante, os dados compartilhados por cada usuário podem auxiliar o negócio a definir com alto nível de precisão o local em que o cliente encontra-se e, com isso, criar uma mensagem personalizada.

Quais os passos necessários para investir no geomarketing?

O investimento em geomarketing pode contar com uma série de processos. Cada um deles impacta a forma como o negócio atinge o seu público-alvo. Confira alguns abaixo!

Geotargeting

Um dos mais comuns é o uso do geotargeting. Nessa estratégia, a empresa segmenta o seu público conforme a sua localização e, assim, utiliza estratégias de comunicação regionalmente personalizadas.

Publicidade direcionada em redes sociais

As soluções de publicidade feitas para internet, como é o caso do Facebook Ads, possuem mecanismos para filtrar a exibição de conteúdos conforme a localização do usuário. Dessa forma, a companhia pode utilizar mensagens personalizadas explorando fatores como diferenças de sotaque e gírias locais para criar uma afinidade maior do público com a marca.

Geofencing

Se o negócio possuir um aplicativo personalizado, o geomarketing também pode ser utilizado. Nesse caso, a empresa tem a chance de enviar alertas de promoções e descontos conforme a localização do usuário: sempre que ele estiver em uma loja, por exemplo, o seu histórico de compras pode ser utilizado como base para a oferta de um desconto personalizado.

Páginas personalizadas conforme a localização do usuário

As páginas web da empresa também podem ser personalizadas conforme a localização. Através do IP é possível identificar a origem do visitante, e modificar a apresentação de produtos, destacando aqueles que mais populares em um determinado local. Isso maximiza as taxas de conversão e melhora o sucesso das estratégias online do negócio.

Geotagging

O Geotagging é o ato do usuário postar, em redes sociais, que está localizado em um local. Para isso, ele pode utilizar aplicativos como o Swarm e a ferramenta de check-in do Facebook ou do Instagram. O incentivo a essa prática auxilia na divulgação espontânea do local e também é um modo de receber feedbacks.

Uma das formas de incentivar os usuários a praticar o Geotagging é com os specials do Swarm: um restaurante pode, por exemplo, fornecer um drink para quem realizar o check-in e apresentar o smartphone ao garçom.

Múltiplos são os fatores que levam ao sucesso de uma empresa. As campanhas de marketing, por exemplo, estão entre os que mais influenciam na capacidade de a companhia de atingir bons resultados e conquistar novos mercados.

Por isso, o investimento em geomarketing é tão importante. Ele dá as bases para o negócio ter uma conexão mais inovadora e inteligente com o seu consumidor, dando mais rentabilidade para o empreendimento e as suas estratégias de mercado.

O geomarketing é uma das diferentes formas que empresas podem inovar mais com o apoio da tecnologia. Descubra também como a adoção da nuvem pode tornar o seu negócio mais flexível e inovador no nosso blog!