O Google é uma das principais empresas de tecnologia do planeta. Produtos como Google Drive e Google Agenda fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas, mas nenhum deles existiria sem o sucesso do serviço de busca, que utiliza o Googlebot para entregar sempre o conteúdo mais relevante para o usuário.

Quer saber como isso ocorre e a influência que o Googlebot tem nos negócios da sua empresa? Então veja o nosso post de hoje!

O que é o Googlebot?

O Googlebot é o sistema de rastreamento da web do Google. Ele funciona como um robô indexador, descobrindo novas páginas, identificando o seu conteúdo e catalogando nas bases de dados da empresa. Dessa forma, a página de busca pode se manter atualizada continuamente. Em outras palavras, o mecanismo tem como papel armazenar as informações básicas de todas as páginas da web e, com isso, exibir resultados mais precisos e relevantes para os usuários.

Como o robô do Google funciona?

O Googlebot funciona de modo automático como uma rede distribuída de máquinas. Páginas são acessadas e links mapeados, catalogando os conteúdos básicos dos sites e inserindo-os no índice do Google. É assim que conseguimos encontrar o que buscamos com uma simples pesquisa na internet.

Seu sistema conta com uma série de mecanismos para classificar as páginas. Eles verificam, por exemplo, URLs, títulos, qualidade do conteúdo produzido e a sua compatibilidade com dispositivos mobile. Assim, a plataforma garante que todos os conteúdos sejam realmente relevantes para o usuário.

Qual a importância do ranqueamento da página no Google?

A internet já é considerada um dos principais mecanismos de vendas do mercado. Hoje, milhões de pessoas utilizam a rede para pesquisar produtos, realizar compras e reclamações de serviços que não atenderam às suas expectativas. Nesse cenário, a maneira como o negócio mantém as suas estratégias de vendas on-line tem um impacto direto nos seus lucros.

Diante disso, as estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) foram criadas. Trata-se de um conjunto de medidas que uma empresa pode utilizar para melhorar o ranqueamento do seu site em uma página de pesquisa.

As técnicas de SEO são atualizadas constantemente, portanto você deve ficar atento. É fundamental que a empresa estruture o código-fonte das suas páginas de acordo com as métodos modernos, garantindo que os seus conteúdos sejam mantidos alinhados com o seu público-alvo.

As práticas envolvem medidas simples, como o uso de palavras-chave na produção de textos de marketing. No entanto, também podem envolver uma completa reformulação do seu site. Como os dispositivos mobile se tornaram populares no mercado, o Googlebot passou a considerar esse como um dos mecanismos de ranqueamento. Portanto, quem não investir em páginas com layout responsivo (aquele que se adapta ao tamanho da tela que está sendo exibido) pode ficar prejudicado.

Ter uma página bem localizada nos sistemas de busca pode ser fundamental para que a sua empresa consiga atingir públicos maiores. Justamente por isso, conhecer o Googlebot e saber quais são os fatores que impactam na sua leitura e avaliação de uma página é fundamental. Sabendo como se posicionar no topo é possível atingir resultados satisfatórios e realizar um número muito maior de vendas on-line.

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