A crescente demanda por um fluxo de trabalho ágil e com tempo de resposta pequeno levou empresas a adotarem estratégias diversificadas como a automação e a computação na nuvem. Uma delas é o uso das metodologias ágeis, como a Scale Agile. Elas integram times e modificam a cultura empresarial, garantindo mais produtividade para os empreendimentos.

Quer saber mais? Então veja abaixo como o Scale Agile é estruturado e como ele pode influenciar positivamente a sua empresa.

O que é a metodologia Scale Agile?

A Scale Agile é uma metodologia criada por Dean Leffingwell, que tem como objetivo levar as bases dos métodos ágeis para mais cenários e, assim, criar toda uma nova cultura no ambiente corporativo. Em outras palavras, a partir dos fundamentos do Scrum e do XP, a companhia terá uma orientação clara para dividir times em células operacionais de alta performance e, assim, garantir uma entrega de resultados em prazos menores.

Como a metodologia Scale Agile auxilia na gestão de TI?

Metodologias ágeis se tornaram populares pela sua capacidade de criar um ambiente de trabalho de alto desempenho. Levadas para todas as áreas da empresa, estratégias como a Scale Agile causam um grande número de impactos positivos no empreendimento, como, por exemplo:

  • foco máximo nas necessidades do consumidor;
  • entrega de resultados com maior valor agregado;
  • melhor capacidade de responder a mudanças em projetos e produtos;
  • possibilidade de otimizar continuamente a qualidade do trabalho executado.

Quais as suas principais características?

O Scale Agile possui uma série de mecanismos para tornar o seu negócio mais inteligente. Abaixo, vamos listas três pontos que são relacionáveis a qualquer tipo de negócio. Confira!

Escalabilidade

A escalabilidade é um fator que tem sido procurado por muitos profissionais que realizam investimentos em TI. A capacidade de levar estratégias e sistemas para várias partes do negócio traz uma série de vantagens para o empreendimento, principalmente quando consideramos o tempo de resposta a demandas do mercado.

O Scale Agile foi criado para ser expansível para todo o negócio. Além das rotinas de criação de softwares, essa metodologia pode ser aplicada em processos gerenciais, de análise de negócio e até mesmo em testes. Assim, a companhia consegue maximizar o desempenho de todo o seu fluxo operacional.

Gratuidade

O investimento em tecnologia nas grandes e médias empresas muitas vezes envolve altos valores. No caso do Scale Agile, ele é mínimo: as bases da metodologia são licenciadas gratuitamente online. Assim, o negócio terá apenas que investir no treinamento dos seus profissionais para adotar essa forma de atuação.

Permite certificações

As certificações são um investimento estratégico. Para profissionais, elas auxiliam na busca por novas vagas. Já para empresas, elas tornam o negócio mais competitivo: um time certificado tem mais meios de comprovar a sua experiência e a qualidade dos seus serviços.

A Scale Agile Academy possui, no momento, cinco certificações sobre a metodologia. Elas são obtidas após um treinamento ministrado por um consultor especializado e são voltadas para líderes, times e até consultores voltados para a aplicação da metodologia no ambiente corporativo.

O mercado de TI cresceu muito nos últimos anos. Ele também mudou, radicalmente. As novas tecnologias trouxeram desafios variados para companhias, como a necessidade de ter um fluxo de trabalho ágil e integrado.

Com o Scale Agile, seu negócio terá um nível organizacional mais inteligente e rápido. Os times atuarão em um ambiente mais funcional e preparado para atender as diferentes necessidades do mercado. Assim, a empresa conseguirá se manter competitiva e eficaz mesmo em momentos de grande demanda.

Gostou desta postagem? Então compartilhe com os seus contatos nas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre essa metodologia!