Você sabe o que é IaaS? Esse modelo de cloud computing tem chamado atenção por permitir que empresas atuem com alta agilidade e disponibilidade. Com ele, recursos podem ser modificados rapidamente e isso confere mais agilidade para o negócio.

Por conta de um índice de disponibilidade e escalabilidade elevado, gestores de TI garantem que os seus profissionais sempre terão acesso aos recursos necessários para atuarem com alta performance com a utilização desse sistema.

Quer saber mais sobre o que é o IaaS e como esse modelo de cloud computing impacta a sua empresa? Confira!

Definição de IaaS

Infrastructure as a Service (ou Infraestrutura Como Serviço em tradução livre) é um modelo de computação na nuvem em que a empresa contrata o direito a uso de uma máquina virtual de acordo com a sua demanda. Em outras palavras, o IaaS dá ao usuário um hardware moldado para as suas necessidades e ele fica responsável apenas pela configuração e uso do sistema escolhido.

O IaaS ajuda a empresa a reduzir custos e a complexidade dos processos de gestão de TI. Assim, você deixa de trabalhar com servidores físicos e demais infraestruturas de um data center e passa a lidar com um ambiente computacional centralizado em que recursos podem ser modificados instantaneamente — seja para escalar o poder de processamento ou criar novas regras de segurança.

Principais benefícios do investimento nessa tecnologia

computação na nuvem via IaaS pode trazer várias vantagens para o negócio. A companhia poderá, em poucas palavras, ter uma rotina mais eficaz e moderna, além de evitar riscos e criar serviços com mais flexibilidade. Confira abaixo alguns dos benefícios desse tipo de nuvem.

Diminuição da indisponibilidade de sistemas

A indisponibilidade de sistemas pode causar um grande prejuízo para o negócio. Quando o empreendimento não pode disponibilizar os equipamentos corretos para os seus profissionais, a produtividade diminui e atrasos se tornam mais frequentes.

Com o IaaS, esse risco diminui ao máximo. A empresa terá acesso a um serviço em que os seus dados são replicados por múltiplos servidores e, se alguma falha ocorrer, o acesso será direcionado para outra máquina instantaneamente. Assim, é possível evitar interrupções na rotina de trabalho.

Redução de custos

Ao investir no IaaS, a empresa pode eliminar gastos que, normalmente, teria com uma infraestrutura física. Os valores necessários para configurar e gerenciar um data center local, por exemplo, não existem. Além disso, por ter um processo de gestão mais simples, a companhia poderá manter um time de TI menor.

Rotinas de manutenção simplificadas

No IaaS a empresa deixa de lidar com rotinas de backup, manutenção e configuração de infraestrutura. Isso libera o time de TI para focar nos principais processos do setor, como suporte ao usuário e projetos internos, por exemplo.

Mais segurança

Por liberar sistemas de serem afetados por vulnerabilidades locais, o IaaS traz mais segurança para a empresa. Assim, a execução de softwares legados e aplicações que lidam com dados sigilosos pode ser feita sem medo.

Maneiras de tornar a infraestrutura de TI mais inteligente

O IaaS pode representar um grande investimento para qualquer empresa. Aplicável em cenários como o desenvolvimento de software, hospedagem de sites e análise de Big Data, essa tecnologia traz mais flexibilidade e competitividade para o negócio. A empresa poderá manter o seu ambiente operacional livre de riscos e com mais agilidade para responder às demandas do mercado.

Isso colocará o empreendimento em um lugar estratégico. A empresa terá serviços de alta qualidade que serão apoiados em ferramentas robustas e confiáveis que permitem cada profissional atingir as metas facilmente.

Gostou de saber o que é IaaS e quer saber mais informações sobre o tema e tecnologia? Então nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.