Você sabe o que é sprint? Fundamental para a implementação do Scrum, esse conceito auxilia negócios a terem melhores resultados no seu dia a dia, agilizando rotinas e a entrega de produtos. Isso é feito com um processo de desenvolvimento mais inteligente e integrado.

Quer saber mais sobre o que é sprint e como ela afeta os resultados do seu projeto de TI? Então confira o nosso post abaixo!

O que é Scrum

A metodologia Scrum faz parte de um conjunto de metodologias ágeis que se tornaram populares no mercado nos últimos anos. Ela tem como foco facilitar a entrega de resultados com rotinas de trabalho mais eficazes e dinâmicas.

Diante da sua flexibilidade, a metodologia Scrum está sendo adotada em rotinas que vão além do desenvolvimento de software. A sua estrutura permite a adoção em vários projetos corporativos, criando mais performance e agilidade para os times.

Como o sprint está inserido no Scrum

O sprint é a base do Scrum. Cada sprint é uma etapa do projeto, com resultados e prazos que costumam durar entre duas e quatro semanas.

Esse é o principal conceito da metodologia Scrum. Cada sprint está apoiado em um conjunto de metas, eventos, discussões e soluções que, juntas, levam aos resultados esperados ao término do projeto.

Em outras palavras, um bom sprint apresenta todas as orientações para que os profissionais possam se planejar. As metas, por exemplo, auxiliam no engajamento de times e na busca por um ritmo de trabalho mais ágil: todos saberão quais são os resultados esperados antecipadamente e poderão atuar com o foco na busca por tais objetivos.

O planejamento e a execução de sprints

A criação de um sprint começa com uma reunião para definir as diretrizes de cada etapa. Nesse encontro, também são definidos como os processos serão executados e os seus objetivos finais.

Esse é um ponto-chave do Scrum. É no planejamento das sprints do projeto que o negócio avaliará tudo o que pode ser executado, definirá prazos e a estrutura dos times. Portanto, busque fazer esse processo da melhor forma possível.

Ao término de cada sprint, faça reuniões para avaliar os erros e pontos positivos da etapa. Trace estratégias para evitar a repetição de problemas com o time nas sprints seguintes e ter uma melhor performance. Também realize reuniões diárias para avaliar a evolução dos processos e, com isso, garantir melhores resultados.

Os benefícios do uso de sprints para as rotinas de projetos

A implementação de metodologias ágeis durante projetos corporativos pode ter um grande conjunto de vantagens. Isso ocorre mesmo quando o negócio está trabalhando com iniciativas que não envolvem o desenvolvimento de softwares. Confira alguns benefícios abaixo:

  • redução de custos;
  • qualidade nas entregas;
  • definição de prioridades;
  • possibilidade de realizar melhorias nos fluxos de trabalho mais precisas.

Ao longo dos últimos anos, as metodologias de desenvolvimento e gestão de projetos passaram por várias evoluções. Elas foram modificadas para que as empresas conseguissem atingir os resultados esperados e enfrentar os desafios do mercado.

Os métodos ágeis, por exemplo, auxiliaram negócios a terem fluxos de trabalho com mais produtividade e melhor aproveitamento de recursos. Nesse cenário, conhecer o Scrum e saber o que é sprint pode ser o ponto-chave para o negócio conseguir maximizar a performance de seus times e ter mais agilidade na resposta a demandas do mercado, com rotinas robustas e de alta performance.

Outra estratégia que pode auxiliar a empresa a ter melhores resultados é o investimento no deep learning. Veja no nosso blog como essa tecnologia de análise de dados pode tornar a sua companhia mais eficaz!