Para empresas de qualquer setor, a tecnologia possui um papel estratégico. Por meio dela, é possível que negócios tenham um fluxo de trabalho mais ágil, seguro e integrado. Ao mesmo tempo, ferramentas de TI contribuem para reduzir custos e para que o negócio implemente rotinas de trabalho mais modernas e flexíveis.

Nessa perspectiva, o trabalho remoto é uma delas, na medida em que permite que profissionais atuem em um local que não seja um ambiente de trabalho convencional. Para ser bem executado, conta com o apoio de algumas tecnologias.

Por isso, no post de hoje, trazemos informações essenciais sobre trabalho remoto e as tecnologias que têm papel significativo para o seu sucesso. Continue a leitura e saiba mais!

Como o trabalho remoto é estruturado?

Conhecemos como trabalho remoto qualquer rotina de trabalho em que o profissional não atua dentro do seu ambiente corporativo tradicional, ou seja, ele trabalha longe da empresa. Nesse caso, as atividades do trabalhador podem ser executadas em sua casa, durante uma viagem ou, até mesmo, em ambientes de coworking.

Para que seja possível, o trabalho remoto é grande dependente da tecnologia. Ela auxilia profissionais a se manterem conectados e capazes de executar suas atividades de trabalho diárias com alta performance. Em outras palavras, é graças à tecnologia que pessoas podem atuar, remotamente, de maneira estratégica, sem que erros se tornem frequentes ou que ocorram dificuldades na execução de tarefas.

Quais são as principais vantagens do trabalho remoto?

O trabalho remoto traz uma série de vantagens para uma empresa. A primeira está no ganho de flexibilidade. Sendo capaz de solucionar problemas em qualquer lugar, uma pessoa necessitará de menos tempo para atender a demandas externas.

Além disso, há a redução de custos operacionais. Sem a necessidade de se deslocar para um ambiente corporativo, gastos com transporte são eliminados. Vale destacar também que o trabalho remoto traz mais competitividade para a empresa, uma vez que todos os times apresentam mais engajamento no seu dia a dia e executam mais atividades em menos tempo.

Que tecnologias auxiliam empresas a terem rotinas de trabalho remoto?

Inúmeras são as tecnologias que contribuem para a criação de uma rotina de trabalho remoto. Abaixo, confira três excelentes ferramentas que podem auxiliar a sua empresa a ter esse modo de trabalho sem perder a produtividade!

Serviços de cloud computing

A computação na nuvem já é utilizada por muitas empresas para reduzir custos e gerar competitividade. Ao mesmo tempo, essa tecnologia também permite que rotinas de trabalho remoto sejam adotadas facilmente: na nuvem, sistemas de TI são acessíveis a qualquer aparelho com uma conexão web, independentemente do seu sistema operacional.

G Suite

O G Suite é a suíte de aplicativos para escritórios do Google. Disponibilizada na web e via aplicativos móveis, essa solução permite que profissionais tenham acesso a todos os serviços da empresa em um ambiente integrado e com alta performance. Assim, mesmo tarefas complexas são executadas com mais facilidade.

Ferramentas de comunicação

As ferramentas de comunicação remota permitem que profissionais possam manter-se integrados ao seu time de trabalho sem perda de produtividade. Elas incluem serviços de videoconferência, aplicativos para troca de mensagens, realização de chamadas VoIP, entre outros.

Então, agora você já entende melhor como a tecnologia é essencial no trabalho remoto. Compartilhe este post em suas redes sociais e contribua para que seus amigos também tenham acesso a esse conhecimento!